Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51046

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Ramon de-
dc.contributor.authorSILVA, Caio Jose Campos da-
dc.date.accessioned2023-06-14T13:25:15Z-
dc.date.available2023-06-14T13:25:15Z-
dc.date.issued2023-05-12-
dc.date.submitted2023-06-13-
dc.identifier.citationSILVA, Caio Jose Campos da. Impactos da Reforma do Ensino Médio no trabalho docente com os jovens, na opinião dos professores de Língua Portuguesa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso em Letras-Português - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51046-
dc.description.abstractEste artigo analisa os impactos que a Lei nº13.415/2017 causaram no trabalho que professores de escolas públicas de Ensino Médio em Língua Portuguesa desenvolvem com os seus estudantes. Especificamente, esta pesquisa visa identificar as práticas docentes de Língua portuguesa em escolas públicas de ensino médio e averiguar se as reformas educacionais tornaram o EM mais atrativo para os jovens na opinião dos docentes. Quanto ao percurso metodológico, é uma pesquisa de natureza qualitativa no qual foi realizado uma pesquisa de campo com professores de língua portuguesa de escolas públicas, utilizando da entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Conclui-se que os docentes demonstram precisar modificar suas práticas para adequar-se aos modelos curriculares propostos pela política governamental, pois são eles os principais responsabilizados por introduzir as mudanças curriculares. Contudo, na maioria dos casos, não recebem formação continuada para tanto, impactando negativamente e fragilizando a identidade profissional, como também alienando o seu trabalho, uma vez que, o professor, por vezes, acaba sentindo não ter autonomia nos processos educacionais.pt_BR
dc.format.extent27p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectReforma do Ensino médiopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectProfessores de língua portuguesapt_BR
dc.titleImpactos da Reforma do Ensino Médio no trabalho docente com os jovens, na opinião dos professores de Língua Portuguesapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0404328532598690pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9016348910585182pt_BR
dc.description.abstractxThis article analyzes the impacts that Law nº 13.415/2017 caused on the work that public high school teachers in Portuguese develop with their students. Specifically, this research aims to identify Portuguese language teaching practices in public high schools and to verify whether educational reforms have made High school more attractive to young people in the teacher´s opinion . As for the methodological path, it is a qualitative research in which a field researched was carried out with Portuguese-speaking teachers from public schools, using the semi-structured interview as a data collection instrument. It is concluded that professors demonstrate the need to modify their practices to adapt to the curricular models proposed by the government policy, since they are the main ones responsible for introducing curricular changes. However, in most cases, they do not receive ongoing training for this purpose, negatively impacting and weakening their professional identity, as well as alienating their work, since teachers sometimes end up feeling that they do not have autonomy in educational processes.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC1 - CAIO JOSE CAMPOS DA SILVA1.pdf321,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons