Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50911
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Iranete e Maria da Silva | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Miky Wesley da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-06T15:18:50Z | - |
dc.date.available | 2023-06-06T15:18:50Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-04 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-01 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50911 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo realizar um mapeamento abrangente de estudos que abordam a Educação Matemática Crítica e a Formação de Professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se como base as preocupações e conceitos fundamentais da Educação Matemática Crítica, e empregou-se uma abordagem bibliográfica. O corpus de análise consistiu em publicações encontradas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, que tratavam das temáticas pesquisadas, ou seja, Educação Matemática Crítica (EMC), formação de professores e anos iniciais do Ensino Fundamental. Como referência temporal, considerou-se o ano de 2001, marco inicial da primeira publicação sobre Educação Matemática Crítica no Brasil. Os resultados revelaram uma ampla diversidade de pesquisas que se fundamentam na EMC. Dentre os temas explorados sob a perspectiva crítica, destaca-se a Educação Financeira. A maioria dos estudos indica a necessidade de os professores vivenciarem ações de formação continuada que abordem o ensino de matemática nessa perspectiva crítica. Essa demanda reflete a importância de os professores desenvolverem competências e habilidades relacionadas à Educação Matemática Crítica, a fim de promover uma educação matemática mais significativa e contextualizada para os alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Portanto, há uma necessidade premente de investimentos em programas de formação continuada que abordem especificamente essas temáticas, visando aprimorar a prática pedagógica e proporcionar uma educação matemática mais crítica e transformadora. | pt_BR |
dc.format.extent | 23p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação matemática crítica | pt_BR |
dc.subject | Anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Educação matemática crítica e formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: o que dizem as pesquisas?. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6511971247986231 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8522397432350630 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Miky_Santos_TCC_Versao_Final_.pdf | 340,95 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons