Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50894
Comparte esta pagina
Título : | Aferição do empoderamento de adolescentes em contexto de vulnerabilidades a partir das intervenções educativas em saúde: uma revisão integrativa |
Autor : | SILVA, Maynara Fernandes Gomes da |
Palabras clave : | Educação em saúde; Promoção da saúde; Saúde do adolescente |
Fecha de publicación : | 20-ago-2021 |
Resumen : | O objetivo desta revisão é identificar quais os tipos e meios de aferição do empoderamento de adolescentes em contexto de vulnerabilidades que participaram de intervenções educativas em saúde. Para análise foram apreciados 14 periódicos, a maioria demonstrou o empoderamento em um enfoque psicológico/individual. Para que seja possível visibilizar a potencialidade dos adolescentes, trabalhar a subjetividade que alimenta o ideal de luta em um contexto de desigualdades sociais, o empoderamento coletivo e de classe social precisam ser mais explorados nas intervenções educativas em saúde. Também se observa uma carência de instrumentos específicos para aferir este construto, diante de sua complexidade, e legitimidade como requisito para a construção de conhecimentos comprometidos com as potencialidades de transformação da realidade, promoção da saúde individual, e coletiva. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50894 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Enfermagem |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Maynara Fernandes Gomes da.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons