Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50863

Compartilhe esta página

Título: Avaliação do perfil de citocinas produzido por antígenos das cepas de Leishmania (V.) braziliensis isoladas da saliva humana de pacientes com leishmaniose tegumentar
Autor(es): SILVA, Ana Barbara Xavier da
Palavras-chave: Leishmaniose cutânea; Citometria de Fluxo; Cultura de células; PBMC; Fluido salivar
Data do documento: 27-Abr-2023
Citação: SILVA, Ana Barbara Xavier da. Avaliação do perfil de citocinas produzido por antígenos das cepas de Leishmania (V.) braziliensis isoladas da saliva humana de pacientes com leishmaniose tegumentar. 2023. 68. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A leishmaniose tegumentar (LT) apresenta cerca de 1 milhão de casos anualmente e pode ser causada por diversas espécies do protozoário Leishmania, que infectam mamíferos, sendo, no Brasil e em Pernambuco, a L. (Viannia) braziliensis, a espécie mais prevalente. A diversidade de espécies permite uma variedade de respostas imunológicas mediadas pela diferenciação das células T em Th1, Th2 e Th17, relacionadas com a susceptibilidade, resistência e controle do balanço inflamatório do hospedeiro à infecção. Consequentemente, diferentes manifestações clínicas podem ser desenvolvidas, variando desde lesões cutâneas até lesões viscerais. O diagnóstico da doença é feito pelos métodos parasitológico, imunológico e molecular, no entanto, esses testes necessitam de amostras invasivas, como a punção e os fragmentos de biópsia de borda da lesão, que causam desconforto e trazem risco aos pacientes. Por isso, novos métodos não invasivos, como o fluido salivar, vem sendo estudados como alternativa. Portanto, o objetivo desse estudo foi verificar quais citocinas são produzidas com a estimulação de células mononucleares do sangue periférico (PBMC) de indivíduos saudáveis, utilizando-se que foram identificados pela primeira vez de cepas isoladas da saliva humana de pacientes com LT. As PBMC provenientes do sangue de indivíduos saudáveis, sem histórico de infecção por leishmaniose, foram estimuladas com dois antígenos, individualmente obtidos das culturas de L. (V.) braziliensis isoladas de salivas humanas de pacientes com LT. Após 48h e 72h, os sobrenadantes das culturas foram utilizados para mensurar as citocinas IL-17A, INF-γ, TNF-α, IL-10, IL-6, IL-4 e IL-2 através da metodologia Cytometric Bead Array (CBA). Foi possível demonstrar exacerbação na produção da IL-6 e um aumento na produção de IFN-γ, com diferenças significativas entre os dois tempos de estudo, e uma baixa produção de IL-10, sugerindo um possível direcionamento para o perfil Th1. A análise das citocinas permitiu demonstrar que os dois antígenos de isolados de saliva possuem um padrão de produção de citocinas semelhante ao da cepa padrão, não isolada de saliva. Assim, pode-se concluir que os três antígenos possuem a mesma capacidade de estimular uma resposta imune.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50863
Aparece nas coleções:(CB - BM) - TCC - Biomedicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ana Barbara Xavier da Silva.pdf4,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons