Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50810

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUILHERME, Ruth Cavalcanti-
dc.contributor.authorALVES, Nathália Maria Lourenço Cavalcanti-
dc.date.accessioned2023-06-02T14:35:30Z-
dc.date.available2023-06-02T14:35:30Z-
dc.date.issued2022-10-25-
dc.date.submitted2022-11-09-
dc.identifier.citationALVES, Nathália Maria Loureço Cavalcanti. O impacto da implantação de atividades de EAN no ambiente escolar na adoção de hábitos saudáveis e no combate à obesidade em alunos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50810-
dc.description.abstractAlterações no padrão alimentar de crianças e adolescentes com a inclusão de uma alimentação cada vez mais saudável, é essencial para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida a longo prazo, uma vez que o excesso de peso e obesidade da população é um grande problema de saúde da atualidade. Sabe-se que o consumo alimentar geralmente é modificado por influências do meio ao qual a criança está inserida e por esse motivo, a escola adquire papel de extrema importância na adoção de hábitos saudáveis. Um método eficaz de se alcançar esse objetivo é através da Educação Alimentar e Nutricional (EAN), em função disso, esse estudo teve como objetivo a revisão da literatura acerca do impacto que atividades da EAN realizadas no ambiente escolar, trazem no estilo de vida e nos hábitos alimentares de crianças e adolescentes. Para a busca de artigos que compusessem essa revisão, foram utilizadas as seguintes palavras chaves: Alimentação escolar; Educação Alimentar e Nutricional; Consumo Alimentar; Educação em Saúde; Hábitos saudáveis; Sedentarismo; Crianças. Foram selecionados artigos publicados entre os anos de 2012 e 2022, presentes nas bases de dados Scielo, Pubmed e Lilacs. Como resultado pode-se observar que as atividades de EAN realizadas no ambiente escolar trouxeram impacto positivo nos hábitos alimentares dos estudantes, além de aumentar o conhecimento dos mesmos sobre alimentação saudável, tornando-se assim, uma grande aliada da saúde pública na promoção de saúde e no combate e prevenção da obesidade. De toda forma, diversas limitações estão presentes quando o assunto é EAN, principalmente pela baixa presença de atividades desse meio nas escolas, sendo assim, são necessários mais estudos que promovam educação alimentar e nutricional no ambiente escolar, de forma continua, para que comprovar seus efeitos positivos a longo prazo.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectalimentação escolarpt_BR
dc.subjectsaúde escolarpt_BR
dc.subjectconsumo alimentarpt_BR
dc.subjecteducação em saúdept_BR
dc.subjectsedentarismopt_BR
dc.titleImpacto da implantação de atividades de EAN no ambiente escolar na adoção de hábitos saudáveis e no combate à obesidade em alunospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7196755087784026pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0461520410142789pt_BR
dc.description.abstractxChanges in the dietary pattern of children and adolescents, with the inclusion of an increasingly healthy diet, is essential to prevent diseases and improve the quality of life in the long term. It is known that the overweight and obesity of the population is a major health problem today. Food consumption is usually modified by influences from the environment in which the child is inserted and for this reason, the school acquires an extremely important role in the adoption of healthy habits. An effective method of achieving this goal is through Food and Nutrition Education (FNE). This study aimed to review the literature on the impact that Food and Nutrition Education (FNE) activities carried out in the school environment have on the lifestyle and eating habits of children and adolescents. To search for articles that made up this review, the following keywords were used: School meals; Food and Nutrition Education; Food Consumption; Health education; Healthy habits; Sedentary lifestyle; Children. Articles published between 2012 and 2022 were selected, present in the Scielo, Pubmed and Lilacs databases. As a result, it can be observed that the EAN activities carried out in the school environment had a positive impact on students' eating habits, in addition to increasing their knowledge about healthy eating, thus becoming a great ally of public health in health promotion. and in the fight and prevention of obesity. In any case, several limitations are present when the subject is EAN, mainly due to the low presence of activities of this environment in schools, therefore, more studies are needed to promote food and nutrition education in the school environment, in a continuous way, to prove their results. positive long-term effects.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Nutriçãopt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DNT) - Departamento de Nutriçãopt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Nutriçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ULTIMA CÓPIA TCC.pdf705,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons