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Título: Análise das contribuições das pesquisas em História e Filosofia da ciência para o ensino de química orgânica na literatura em ensino de química de 2012 a 2022.
Autor(es): LIMA, Renata Alves de
Palavras-chave: História e Filosofia da Ciência; Ensino de Química Orgânica; Pesquisas em Ensino de Química
Data do documento: 30-Mai-2023
Citação: LIMA, Renata Alves de. Análise das contribuições das pesquisas em História e Filosofia da Ciência para o ensino de Química Orgânica na literatura em ensino de Química de 2012 a 2022. 2023. 55 f. TCC (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: As Ciências e a História andam de mãos dadas, de modo que toda ciência depende da história de seu desenvolvimento, para seguir evoluindo. Nesse sentido, a História e Filosofia da Ciência (HFC) surge como um campo de estudo que interage os aspectos históricos, como fatos sociais e políticos e os aspectos filosóficos, relacionados à origem do conhecimento e seus valores. Entretanto, ao transpor o conhecimento químico para o Ensino de Química, a história é negligenciada em muitas partes, uma delas, a Química Orgânica. Sabendo disso, e da maneira mecânica e descontextualizada que a Química Orgânica tem sido trabalhada em sala de aula, esta pesquisa buscou investigar, nas produções acadêmicas publicadas no Google Acadêmico entre 2012 e 2022, que abordam a História e Filosofia da Ciência no Ensino de Química Orgânica, suas principais contribuições. A partir da sondagem dos 239 resultados entregues pela busca, foram selecionados 10 trabalhos, ou seja, apenas 4,18% das pesquisas trataram da HFC especificamente para o ensino de Química Orgânica. Os trabalhos selecionados foram categorizados em artigos, monografias, dissertações e teses e separados por ano de publicação. Ao todo foram 5 artigos, 2 monografias, 2 dissertações e 1 tese, publicados ao longo dos anos, de modo que 5 dos 10 anos do recorte contaram com a ausência de trabalhos publicados. Os dados demonstraram baixo índice de publicações e poucas expectativas de crescimento ao longo dos anos. Em seguida, foi realizada uma análise individual dos trabalhos, detalhando a maneira como aconteceu a abordagem e após isso, as semelhanças nos critérios Conteúdo, Metodologias, Público-alvo e Contribuições foram analisadas. Foi demonstrada uma preferência pelos conteúdos relacionados à Estereoquímica, assim como pela metodologia de Leitura de textos contendo aspectos históricos da Química Orgânica, e a maioria dos trabalhos investigou o público do Ensino Médio. Metade dos trabalhos concordaram que a principal contribuição da interação da HFC com o Ensino de Química Orgânica foi a Compreensão da Natureza da Ciência. Outros 30% concordaram com a Aprendizagem de conceitos científicos como contribuição, seguidos de 20% que consideraram a Associação com o cotidiano, assim como a Construção da criticidade e, em menor percentual, 10% consideraram o Estímulo ou Motivação. Logo, a pesquisa comprovou a existência de contribuições significativas advindas da abordagem histórico-filosófica para o ensino de Química Orgânica, de modo que apresentou a necessidade de mais pesquisas envolvendo a área.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50758
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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