Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50758
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, João Roberto Ratis Tenório da | - |
dc.contributor.author | LIMA, Renata Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-31T19:25:30Z | - |
dc.date.available | 2023-05-31T19:25:30Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-30 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-31 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Renata Alves de. Análise das contribuições das pesquisas em História e Filosofia da Ciência para o ensino de Química Orgânica na literatura em ensino de Química de 2012 a 2022. 2023. 55 f. TCC (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50758 | - |
dc.description.abstract | As Ciências e a História andam de mãos dadas, de modo que toda ciência depende da história de seu desenvolvimento, para seguir evoluindo. Nesse sentido, a História e Filosofia da Ciência (HFC) surge como um campo de estudo que interage os aspectos históricos, como fatos sociais e políticos e os aspectos filosóficos, relacionados à origem do conhecimento e seus valores. Entretanto, ao transpor o conhecimento químico para o Ensino de Química, a história é negligenciada em muitas partes, uma delas, a Química Orgânica. Sabendo disso, e da maneira mecânica e descontextualizada que a Química Orgânica tem sido trabalhada em sala de aula, esta pesquisa buscou investigar, nas produções acadêmicas publicadas no Google Acadêmico entre 2012 e 2022, que abordam a História e Filosofia da Ciência no Ensino de Química Orgânica, suas principais contribuições. A partir da sondagem dos 239 resultados entregues pela busca, foram selecionados 10 trabalhos, ou seja, apenas 4,18% das pesquisas trataram da HFC especificamente para o ensino de Química Orgânica. Os trabalhos selecionados foram categorizados em artigos, monografias, dissertações e teses e separados por ano de publicação. Ao todo foram 5 artigos, 2 monografias, 2 dissertações e 1 tese, publicados ao longo dos anos, de modo que 5 dos 10 anos do recorte contaram com a ausência de trabalhos publicados. Os dados demonstraram baixo índice de publicações e poucas expectativas de crescimento ao longo dos anos. Em seguida, foi realizada uma análise individual dos trabalhos, detalhando a maneira como aconteceu a abordagem e após isso, as semelhanças nos critérios Conteúdo, Metodologias, Público-alvo e Contribuições foram analisadas. Foi demonstrada uma preferência pelos conteúdos relacionados à Estereoquímica, assim como pela metodologia de Leitura de textos contendo aspectos históricos da Química Orgânica, e a maioria dos trabalhos investigou o público do Ensino Médio. Metade dos trabalhos concordaram que a principal contribuição da interação da HFC com o Ensino de Química Orgânica foi a Compreensão da Natureza da Ciência. Outros 30% concordaram com a Aprendizagem de conceitos científicos como contribuição, seguidos de 20% que consideraram a Associação com o cotidiano, assim como a Construção da criticidade e, em menor percentual, 10% consideraram o Estímulo ou Motivação. Logo, a pesquisa comprovou a existência de contribuições significativas advindas da abordagem histórico-filosófica para o ensino de Química Orgânica, de modo que apresentou a necessidade de mais pesquisas envolvendo a área. | pt_BR |
dc.format.extent | 56p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | História e Filosofia da Ciência | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química Orgânica | pt_BR |
dc.subject | Pesquisas em Ensino de Química | pt_BR |
dc.title | Análise das contribuições das pesquisas em História e Filosofia da ciência para o ensino de química orgânica na literatura em ensino de química de 2012 a 2022. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2659442558566241 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Science and History go hand in hand, so that every science depends on the history of its development, in order to continue evolving. In this sense, the History and Philosophy of Science (HPS) emerges as a field of study that interacts with historical aspects, such as social and political facts, and philosophical aspects, related to the origin of knowledge and its values. However, when transposing chemical knowledge to Chemistry Teaching, history is taught in many parts, one of them, Organic Chemistry. Knowing this, and the mechanical and decontextualized way that Organic Chemistry has been taught in classrooms, this research seeks to investigate, in academic productions published on Google Scholar between 2012 and 2022, which address the History and Philosophy of Science in Organic Chemistry Teaching, its main contributions. From the survey of the 239 results delivered by the search, 10 works were selected, that is, only 4.18% of the studies deal with HPS specifically for the teaching of Organic Chemistry. The selected works were categorized into articles, monographs, dissertations and theses and separated by year of publication. Altogether there were 5 articles, 2 monographs, 2 dissertations and 1 thesis, published over the years, so that 5 of the 10 years of the cut had absence of published works. The data showed a low rate of publications and few expectations of growth over the years. Then, an individual analysis of the works was carried out, detailing the way in which the approach happened and after that, the similarities in the criteria Content, Methodologies, Target Audience and Contributions were analyzed. A preference was demonstrated for contents related to Stereochemistry, as well as for the methodology of reading texts containing historical aspects of Organic Chemistry, and most of the works investigated the high school public. Half of the works agreed that the main contribution of the interaction of the HPS with the Teaching of Organic Chemistry was the Understanding of the Nature of Science. Another 30% agreed with the Learning of scientific concepts as a contribution, followed by 20% who considered the Association with everyday life, as well as the Construction of criticality and, to a lesser extent, 10% considered Stimulus or Motivation. Therefore, the research proved the existence of significant contributions arising from the historical-philosophical approach to the teaching of Organic Chemistry, so that it presented the need for more research involving the area. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Renata Alves de Lima.pdf | 486 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons