Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50525

Compartilhe esta página

Título: Redução de desperdício na cadeia produtiva de uma fábrica de componentes automotivos com base na metodologia DMAIC
Autor(es): OLIVEIRA, Bernardo José de
Palavras-chave: Engenharia de Produção; Pintura automotiva; Lean manufacturing; Seis sigma; DMAIC
Data do documento: 25-Ago-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, Bernardo José de. Redução de desperdício na cadeia produtiva de uma fábrica de componentes automotivos com base na metodologia DMAIC. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O tema de pesquisa desta dissertação é a “Redução de desperdício na cadeia produtiva de uma fábrica de componentes automotivos com base na metodologia DMAIC”. O cenário para esta pesquisa, que foi desenvolvida em uma empresa fornecedora de componentes automotivos, onde existem vários processos produtivos como a injeção de peças plásticas, pintura automotiva e a montagem de componentes para a fabricação de parachoques. A empresa possuía um alto índice de falhas o que resultava em um grande descarte de peças defeituosa (SCRAP), gerando vários problemas e desperdícios na organização como a perda de tempo, falta de mão de obra, escassez de recursos, elevação dos custos, entre outros. O processo de pintura de peças é bem crítico e através da análise dos dados, foi identificado como o setor que tinha o maior o custo com o SCRAP da empresa. No Lean Manufacturing, a definição de desperdício é tudo aquilo que consome recursos, mas não agrega valor ao cliente. Portanto, visando fornecer soluções, foram desenvolvidos estudos e análises baseados no “Seis Sigma”, buscando melhorar a eficiência e eficácia de todas as operações através da metodologia DMAIC. Como o objetivo da utilização da metodologia DMAIC era desenvolver ações para a redução dos desperdícios de peças com defeitos (SCRAP), foram estipuladas metas primaria, secundaria e especificas para mensurar os ganhos deste trabalho. As metas especificas estavam relacionadas com os custos das cabines de pinturas NT1 e NT2, onde para a NT1 foi alcançado uma redução de 33,7% e para a NT2 foi alcançado uma redução de 25,3%. A meta secundaria estava relacionada com a área de pintura e foi obtido uma redução de 26,1% da geração de SCRAP do setor. A meta primária foi relacionada com o indicador do custo geral de SCRAPxVENDAS da empresa e ao final do trabalho foi alcançado uma redução de 22,1% no indicador. Diante dos resultados alcançados, observamos que as ações geradas através do uso da metodologia DMAIC teve sua importância para a redução do desperdício da empresa e foi de total relevância para o sucesso desta pesquisa de dissertação de mestrado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50525
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Engenharia da Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Bernardo José de Oliveira.pdf13,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons