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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Rodrigo José Pires-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Bernardo José de-
dc.date.accessioned2023-05-25T11:38:57Z-
dc.date.available2023-05-25T11:38:57Z-
dc.date.issued2022-08-25-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Bernardo José de. Redução de desperdício na cadeia produtiva de uma fábrica de componentes automotivos com base na metodologia DMAIC. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50525-
dc.description.abstractO tema de pesquisa desta dissertação é a “Redução de desperdício na cadeia produtiva de uma fábrica de componentes automotivos com base na metodologia DMAIC”. O cenário para esta pesquisa, que foi desenvolvida em uma empresa fornecedora de componentes automotivos, onde existem vários processos produtivos como a injeção de peças plásticas, pintura automotiva e a montagem de componentes para a fabricação de parachoques. A empresa possuía um alto índice de falhas o que resultava em um grande descarte de peças defeituosa (SCRAP), gerando vários problemas e desperdícios na organização como a perda de tempo, falta de mão de obra, escassez de recursos, elevação dos custos, entre outros. O processo de pintura de peças é bem crítico e através da análise dos dados, foi identificado como o setor que tinha o maior o custo com o SCRAP da empresa. No Lean Manufacturing, a definição de desperdício é tudo aquilo que consome recursos, mas não agrega valor ao cliente. Portanto, visando fornecer soluções, foram desenvolvidos estudos e análises baseados no “Seis Sigma”, buscando melhorar a eficiência e eficácia de todas as operações através da metodologia DMAIC. Como o objetivo da utilização da metodologia DMAIC era desenvolver ações para a redução dos desperdícios de peças com defeitos (SCRAP), foram estipuladas metas primaria, secundaria e especificas para mensurar os ganhos deste trabalho. As metas especificas estavam relacionadas com os custos das cabines de pinturas NT1 e NT2, onde para a NT1 foi alcançado uma redução de 33,7% e para a NT2 foi alcançado uma redução de 25,3%. A meta secundaria estava relacionada com a área de pintura e foi obtido uma redução de 26,1% da geração de SCRAP do setor. A meta primária foi relacionada com o indicador do custo geral de SCRAPxVENDAS da empresa e ao final do trabalho foi alcançado uma redução de 22,1% no indicador. Diante dos resultados alcançados, observamos que as ações geradas através do uso da metodologia DMAIC teve sua importância para a redução do desperdício da empresa e foi de total relevância para o sucesso desta pesquisa de dissertação de mestrado.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia de Produçãopt_BR
dc.subjectPintura automotivapt_BR
dc.subjectLean manufacturingpt_BR
dc.subjectSeis sigmapt_BR
dc.subjectDMAICpt_BR
dc.titleRedução de desperdício na cadeia produtiva de uma fábrica de componentes automotivos com base na metodologia DMAICpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3088214902901573pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8895667604896314pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producaopt_BR
dc.description.abstractxThe research theme of this dissertation is “Waste reduction in the production chain of an automotive components factory based on the DMAIC methodology”. The scenario for this research, which was developed in a supplier of automotive components, where there are several production processes such as the injection of plastic parts, automotive painting and the assembly of components for the manufacture of bumpers. The company had a high failure rate, which resulted in a large disposal of defective parts (SCRAP), generating several problems and waste in the organization such as loss of time, lack of manpower, scarcity of resources, rising costs, among others. others. The process of painting parts is very critical and through the analysis of the data, it was identified as the sector that had the highest cost with the company's SCRAP. In Lean Manufacturing, the definition of waste is anything that consumes resources, but does not add value to the customer. Therefore, in order to provide solutions, studies and analyzes were developed based on “Six Sigma”, seeking to improve the efficiency and effectiveness of all operations through the DMAIC methodology. As the objective of using the DMAIC methodology was to develop actions to reduce the waste of defective parts (SCRAP), primary, secondary and specific goals were stipulated to measure the gains of this work. The specific targets were related to the costs of the NT1 and NT2 spray booths, where for NT1 a reduction of 33.7% was achieved and for NT2 a reduction of 25.3% was achieved. The secondary goal was related to the painting area and a 26.1% reduction in the sector's SCRAP generation was achieved. The primary goal was related to the indicator of the general cost of SCRAPxSALES of the company and at the end of the work, a reduction of 22.1% in the indicator was achieved. In view of the results achieved, we observed that the actions generated through the use of the DMAIC methodology had its importance for the reduction of the company's waste and was of total relevance to the success of this master's dissertation research.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional - Engenharia da Produção

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