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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50485

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMORAIS, Danielle Costa-
dc.contributor.authorLINKEVICIUS, Rodrigo Napoleão Brito-
dc.date.accessioned2023-05-23T16:09:09Z-
dc.date.available2023-05-23T16:09:09Z-
dc.date.issued2023-04-27-
dc.date.submitted2023-05-15-
dc.identifier.citationLINKEVICIUS, Rodrigo Napoleão Brito. Análise da margem operacional de um supermercado digital: uma perspectiva de redução de custos e aumento das vendas. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Departamento de Engenharia de Produção, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50485-
dc.description.abstractO setor de varejo alimentício, de grande relevância do ponto de vista econômico e social, é um setor conhecido por sua alta competitividade, onde as empresas constantemente disputam por preços mais baixos, por margens mais altas e por clientes fiéis, cada uma tentando se diferenciar à sua maneira. Nesse contexto, foi desenvolvido um estudo de caso em um supermercado digital com base de operações na cidade do Recife, que estava tendo problemas com sua margem operacional, dentro da alta complexidade e competitividade do setor. Baseado na análise da margem operacional, percebeu-se que no período referente ao ano de 2022, a empresa não conseguiu manter esse indicador em um patamar adequado, sendo assim seria necessário atuação para reverter o problema. Nessa perspectiva foram desenvolvidas duas estratégias, a primeira é focada na análise dos principais custos operacionais da empresa, buscando por oportunidades de redução de custos que realmente sejam impactantes. A segunda estratégia, busca melhorar a margem operacional através do aumento das vendas, com base principalmente no aumento na quantidade de produtos comercializados pela empresa, esse aumento de receita tem como principal objetivo a diluição de custos operacionais, o que pode gerar uma melhora interessante nos resultados operacionais. O estudo de caso se desenvolveu de maneira prática e com amplo acesso a dados e informações. Além disso, o fato de ser uma empresa fundada recentemente, sem uma grande estrutura burocrática, forneceu uma ampla possibilidade para mudanças e melhorias. Após a implantação das estratégias, verificou-se que a margem operacional aumentou 15,7%, o que foi bastante satisfatório.pt_BR
dc.format.extent47p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSetor de varejo alimentíciopt_BR
dc.subjectMargem operacionalpt_BR
dc.subjectRedução de custospt_BR
dc.subjectAumento de receitapt_BR
dc.titleAnálise da margem operacional de um supermercado digital: uma perspectiva de redução de custos e aumento das vendaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0425151719064564pt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.graduationCurso de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia de Produção

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TCC Final - Rodrigo Napoleão Brito Linkevicius.pdf606,13 kBAdobe PDFThumbnail
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