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Título: Usabilidade e afetividade : um estudo sobre a qualidade visual e háptica percebida dos produtos utilitários fabricados por impressão 3D FFF por laboratórios independentes através do Design Distribuído
Autor(es): SANCHEZ PEREZ, Jose Ignacio
Palavras-chave: Planejamento e Contextualização de Artefatos; Design Emocional; Design distribuído; Usabilidade; Afetividade; Experiência do usuário; Manufatura Aditiva
Data do documento: 29-Out-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANCHEZ PEREZ, José Ignacio. Usabilidade e afetividade: um estudo sobre a qualidade visual e háptica percebida dos produtos utilitários fabricados por impressão 3D FFF por laboratórios independentes através do Design Distribuído. 2021. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: A customização de objetos fabricados por manufatura aditiva proporciona prazer ao utilizador, especialmente os desenvolvidos por processo de design em co-criação, ou seja, a participação ativa do usuário durante o processo de design. Entretanto, em alguns casos o produto final resultado desse novo e instigante processo pode despertar emoções negativas a partir da expectativa gerada pelo usuário desse novo método de fabricação. O processo de design em cocriação de produtos é muito comum no Design Distribuído (DD), que é o resultado da interseção de duas tendências globais: o Movimento Maker e a digitalização da disciplina de design. Esta digitalização do design junto com as ferramentas de fabricação digital permitiu a abertura de plataformas virtuais com base na cocriação de produtos e compartilhamento de dados. A novidade do processo de criação livre somada a complexidade dos processos de entendimento entre prosumers, em um contexto em que os laboratórios não possuem as mesmas especificações de máquinas, estão distribuídos em distintos espaços geográficos e os parâmetros técnicos do equipamento podem variar, traz como consequência um panorama suscetível ao acontecimento de falhas, comprometendo a qualidade percebida pelos usuários. A presente pesquisa possui como objetivo geral propor diretrizes para aumentar a qualidade visual e háptica percebida de produtos utilitários fabricados por filamento fundido (FFF) - impressão 3D - em laboratórios de fabricação digital independentes. O método de investigação composto por três macro Fases: [1] Seleção de Arquivos e Laboratórios; [2] Serviço do Laboratório e; [3] Avaliação da qualidade replicou parcialmente o DD através da plataforma makerfind.org. Cada fase foi dividida em etapas, todavia, as etapas da fase 2 não foram avaliadas, por se tratar do serviço do maker em si. Os produtos resultantes deste serviço foram avaliados por especialistas em manufatura aditiva na fase 3. A fase 1 foi dividida nas etapas: Seleção de arquivos; Seleção dos Laboratórios e Avaliação DFAM (método de design para manufatura aditiva). Já a fase 3 foi composta pelas Avaliações Técnica; Virtual e Física. Como resultado da avaliação técnica, apenas dois dos produtos atenderam aos critérios de qualidade propostos no briefing de customização, ambos fabricados por makers que tiveram uma avaliação mediana no teste DFAM. Na avaliação afetiva observou-se uma notável diferença na intensidade dos sentimentos entre os testes virtuais e físicos, pois em alguns casos houve aumento na intensidade durante a manipulação física dos produtos. Por outro lado, quando os produtos cumpriam minimamente as expectativas dos especialistas, a intensidade dos sentimentos não alcançava os níveis máximos da ferramenta Roda das Emoções. Acredita-se que a experiência do usuário especialista contribuiu para a compreensão do funcionamento e das propriedades técnicas do produto influenciando nas respostas afetivas. Por fim, o mapeamento da jornada dos atores durante esse processo de co-criação no DD permitiu elaborar as conclusões e as diretrizes gerais deste estudo que visa aumentar a qualidade percebida dos produtos impressos em FFF por laboratórios independentes, quando o serviço é pensado de forma online com entrega de produto físico.
Descrição: SANCHEZ PEREZ, José Ignacio, também é conhecido em citações bibliográficas por: SANCHEZ, Ignacio.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50197
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

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