Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49930

Compartilhe esta página

Título: A MULTIMODALIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS : UMA ANÁLISE DOS ESTUDOS CONTINUADOS EMERGENCIAIS DE UM CURSO PREPARATÓRIO
Autor(es): SALES, Danyllo Silva
Palavras-chave: pandemia; ensino emergencial; multiletramentos; multimodalidade; gêneros textuais
Data do documento: 26-Out-2022
Citação: SALES, Danyllo. A multimodalidade e novas tecnologias : uma análise dos estudos continuados emergenciais de um curso preparatório. 2022.Trabalho de Conclusão de Curso Letras Licenciatura em Português - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A pandemia trouxe inúmeros malefícios para a sociedade, além obviamente das centenas de milhares de mortos. Vários setores da vida social precisaram tomar atitudes emergenciais e não foi diferente com a educação. Algumas instituições conseguiram se destacar criando e promovendo estratégias para dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem, como foi o caso do Carga Máxima Cursos preparatórios, que lançou mão de uma plataforma afim de manter a interação com os discentes, ainda que de forma parcialmente assíncrona. Visando alcançar o objetivo de aprendizagem, os docentes elencaram diversos modos e recursos semióticos com a finalidade de tornar as aulas virtuais atrativas. Para refletir sobre o modo de organização dessas aulas, fundamentamo-nos nos estudos dos multiletramentos e da multimodalidade, a exemplo de Cope et al (2020), Dionísio (2006) e Rojo (2017) e na teoria dos gêneros textuais, com enfoque nas pesquisas de Bazerman (2005) Miller (2009) e Marcuschi (2003). Esses pressupostos teóricos serviram como categoria de análise para nosso corpus, que é formado por uma aula de Língua Portuguesa voltada a alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio. Como resultado, percebemos que os recursos utilizados contribuíram para construção de um novo paradigma que pode auxiliar outros professores do ensino básico na elaboração de aulas mais diversificadas e significativas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49930
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Danyllo Silva Sales.pdf548,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons