Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49929

Share on

Title: O conteúdo escolar instagramável : a influência dos recursos multissemióticos e discursivos na transmutação de gêneros nas imagens do feed do Instagram
Authors: BARROS, Fabianne Sales de
Keywords: Instagram; Ecologia digital; Gêneros do discurso; Posts Escolares
Issue Date: 13-Apr-2023
Citation: BARROS, Fabianne Sales. O conteúdo escolar instagramável : a influência dos recursos multissemióticos e discursivos na transmutação de gêneros nas imagens do feed do Instagram. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este estudo tem por objetivo analisar como os recursos multissemióticos e discursivos contribuem para a transmutação dos gêneros escolares no Instagram, à luz de teóricos como Bakhtin (2011), e Paveau (2015, 2017, 2021), além dos estudos da teoria bakhtiniana por Zavam (2009). Tenta-se, portanto, identificar como as ferramentas tecnológicas do aplicativo se entrelaçam aos posts de conteúdos escolares e afetam o processo de reelaboração dos gêneros discursivos, no ambiente digital, buscando compreender os percursos discursivos pelos quais ocorre a concretização das postagens imagéticas do feed da plataforma, quando utilizadas de forma a se desenvolver um processo de ensino-aprendizagem de conteúdos das áreas de conhecimento, tal como estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular. Os resultados evidenciam que o entendimento da ecologia digital, em que esses textos se encontram, acrescenta sentidos importantes para o manuseio do Instagram e para a interação dos discentes nas postagens de cunho didático, por meio de gêneros, muitas vezes, prototípicos da esfera escolar, que transmutaram naquele ambiente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49929
Appears in Collections:(TCC) - Letras - Português

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tcc Fabianne Sales de Barros.pdf2,17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons