Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49894
Comparte esta pagina
| Título : | Análise ergonômica e de usabilidade de plataformas para comunicação de pessoas com limitação de fala |
| Autor : | AZEVEDO, Caroline Torres Veras de |
| Palabras clave : | Meios de comunicação; Usuários; Limitações; Design Universal; Usabilidade; Autismo |
| Fecha de publicación : | 23-ago-2019 |
| Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
| Citación : | AZEVEDO, Caroline Torres Veras de. Análise ergonômica e de usabilidade de plataformas para comunicação de pessoas com limitação de fala. 2019. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
| Resumen : | Os aplicativos educacionais desenvolvidos para smartphones inauguram uma nova forma de interação, uma vez que a experiência de uso acontece com o toque dos dedos sobre a tela, permitindo um maior controle sobre a interface. No entanto, por ser um equipamento recente, ainda necessita de estudos que levem ao desenvolvimento adequado desses aplicativos, principalmente quando estes envolvem a internalização de conhecimentos para além do nível operacional. Por isso, envolvem a condução de testes de usabilidade e análise dos resultados. Antes, os projetos eram realizados para determinados segmentos da população, hoje, os projetistas devem pensar na grande variedade de consumidores existente e suas limitações. Dessa forma, um projeto de design deve conter características que consigam englobar o maior número de usuários possíveis; o que chamamos de design universal. Esses tipos de preocupações visam melhorar a usabilidade do produto e facilitar seu uso para o maior número de pessoas, incluindo canhotos, idosos, pessoas com deficiência e/ou portadores de necessidades especiais, sempre observando o cotidiano dessas pessoas. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo estudar a forma mais adequada de apresentar um conteúdo educacional em smartphones, partindo das análises metodológicas de Leventhal e Barnes (2008), em relação a três aplicativos: LetMeTalk, Aboard e Jade Autism. Esse trabalho não somente focará na análise ergonômica e de usabilidade de plataformas para comunicação alternativa, mas, sobretudo, na eficiência para aprendizagem e habilidades de pessoas com limitação de fala, como é o caso dos autistas. |
| URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49894 |
| Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Design |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DISSERTAÇÃO Caroline Torres Veras de Azevedo.pdf | 3,67 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons

