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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49763
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Título: | Pedagogias culturais em subversão: significações sobre arte, gênero e feminismos a partir das obras de mulheres artistas de Tracunhaém, Pernambuco |
Autor(es): | OLIVEIRA, Jéssica Ribeiro de |
Palavras-chave: | Pedagogia culturalmente relevante – Tracunhaém (PE); Identidade de gênero na educação – Tracunhaém (PE); Feminismo – Tracunhaém (PE); Artesãs – Tracunhaém (PE); Subjetividade |
Data do documento: | 28-Dez-2022 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | OLIVEIRA, Jéssica Ribeiro de. Pedagogias culturais em subversão: significações sobre arte, gênero e feminismo a partir das obras de mulheres artistas de Tracunhaém, Pernambuco. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Abstract: | Nas linhas que se apresentam nessa pesquisa-vida ensaio a minha trajetória enquanto mulher-pesquisadora que tece diálogos com as outras e que, no encontro com elas, propõe modos singulares e ‘menores’ de pensar possibilidades educativas a partir das fissuras da arte em barro de mulheres-artesãs de Tracunhaém, Pernambuco. Dessa maneira, busquei uma análise, ou uma erótica da arte (SONTAG, 1987) que, entrelaçada a métodos da análise cultural (COSTA, 2010; WORTMANN, 2002) e da cartografia (ROLNIK, 2016; DELEUZE; GUATTARI, 1995), pudesse ressaltar uma pedagogia cultural subversiva. Para tanto, dialogo em meu aporte teórico com estudiosas do campo dos Estudos Culturais (ESCOSTEGUY, 1998; 2010; HALL, 2013; 2014; 2016; SILVA, 2005; 2006; 2014) e dos Estudos Feministas e de Gênero (LOURO, 1997; 2000; BUTLER, 2017; GIUNTA, 2020; hooks, 2019a; 2019b; 2020; HOLLANDA, 2019, 2020) com o intuito de observar fenômenos sociais, culturais e educativos que capazes de subverter o modo dominante de perceber e sentir a vida. Neste sentido, trouxe como objetivo desta pesquisa compreender como as obras de arte em barro, produzidas por mulheres artesãs de Tracunhaém, Pernambuco, significam pedagogias culturais subversivas sobre a arte, o gênero e o feminismo. Assim, apostei nas fissuras, frestas e brechas das obras de arte em barro e nas narrativas de mulheres artistas, de modo a perceber que se pode fazer florir sabedorias que subvertem as lógicas hegemônicas. Desse modo, tracei como objetivos específicos: pensar os discursos de gênero encontrados nas obras e contar como tais saberes são representados com intuito de explorar quais práticas pedagógico-culturais estão nas fissuras. Permite-me olhar e ser olhada pelas obras de arte das artistas-mulheres de Tracunhaém, mergulhar no desejo e permitir abrir tais fendas. Caminho com as mulheres durante todo o texto, elas que me inspiram no pesquisar-viver e que possibilitaram ir ao encontro das obras de arte moldadas no barro que se costuram as narrativas de quem cria e de quem consome a arte, problematizando as pedagogias culturais que significam, subversivamente, outras possibilidades de re-existir. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49763 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
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