Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49763
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Mário de Faria | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Jéssica Ribeiro de | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-25T16:24:48Z | - |
dc.date.available | 2023-04-25T16:24:48Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-28 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Jéssica Ribeiro de. Pedagogias culturais em subversão: significações sobre arte, gênero e feminismo a partir das obras de mulheres artistas de Tracunhaém, Pernambuco. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49763 | - |
dc.description.abstract | Nas linhas que se apresentam nessa pesquisa-vida ensaio a minha trajetória enquanto mulher-pesquisadora que tece diálogos com as outras e que, no encontro com elas, propõe modos singulares e ‘menores’ de pensar possibilidades educativas a partir das fissuras da arte em barro de mulheres-artesãs de Tracunhaém, Pernambuco. Dessa maneira, busquei uma análise, ou uma erótica da arte (SONTAG, 1987) que, entrelaçada a métodos da análise cultural (COSTA, 2010; WORTMANN, 2002) e da cartografia (ROLNIK, 2016; DELEUZE; GUATTARI, 1995), pudesse ressaltar uma pedagogia cultural subversiva. Para tanto, dialogo em meu aporte teórico com estudiosas do campo dos Estudos Culturais (ESCOSTEGUY, 1998; 2010; HALL, 2013; 2014; 2016; SILVA, 2005; 2006; 2014) e dos Estudos Feministas e de Gênero (LOURO, 1997; 2000; BUTLER, 2017; GIUNTA, 2020; hooks, 2019a; 2019b; 2020; HOLLANDA, 2019, 2020) com o intuito de observar fenômenos sociais, culturais e educativos que capazes de subverter o modo dominante de perceber e sentir a vida. Neste sentido, trouxe como objetivo desta pesquisa compreender como as obras de arte em barro, produzidas por mulheres artesãs de Tracunhaém, Pernambuco, significam pedagogias culturais subversivas sobre a arte, o gênero e o feminismo. Assim, apostei nas fissuras, frestas e brechas das obras de arte em barro e nas narrativas de mulheres artistas, de modo a perceber que se pode fazer florir sabedorias que subvertem as lógicas hegemônicas. Desse modo, tracei como objetivos específicos: pensar os discursos de gênero encontrados nas obras e contar como tais saberes são representados com intuito de explorar quais práticas pedagógico-culturais estão nas fissuras. Permite-me olhar e ser olhada pelas obras de arte das artistas-mulheres de Tracunhaém, mergulhar no desejo e permitir abrir tais fendas. Caminho com as mulheres durante todo o texto, elas que me inspiram no pesquisar-viver e que possibilitaram ir ao encontro das obras de arte moldadas no barro que se costuram as narrativas de quem cria e de quem consome a arte, problematizando as pedagogias culturais que significam, subversivamente, outras possibilidades de re-existir. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pedagogia culturalmente relevante – Tracunhaém (PE) | pt_BR |
dc.subject | Identidade de gênero na educação – Tracunhaém (PE) | pt_BR |
dc.subject | Feminismo – Tracunhaém (PE) | pt_BR |
dc.subject | Artesãs – Tracunhaém (PE) | pt_BR |
dc.subject | Subjetividade | pt_BR |
dc.title | Pedagogias culturais em subversão: significações sobre arte, gênero e feminismos a partir das obras de mulheres artistas de Tracunhaém, Pernambuco | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/0066800362038705 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | https://lattes.cnpq.br/9631923493264179 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA | pt_BR |
dc.description.abstractx | In the lines that are presented in this research-life, I essay my trajectory as a woman-researcher who weaves dialogues with others and who, in the encounter with them, proposes unique and 'minor' ways of thinking about educational possibilities from the fissures of art in clay of artisan women from Tracunhaém, Pernambuco. In this way, I sought an analysis, or an erotica of art (SONTAG, 1987) that, intertwined with methods of cultural analysis (COSTA, 2010; WORTMANN, 2002) and cartography (ROLNIK, 2016; DELEUZE; GUATTARI, 1995), could emphasize a subversive cultural pedagogy. To this end, I dialogue in my theoretical contribution with scholars in the field of Cultural Studies (ESCOSTEGUY, 1998; 2010; HALL, 2013; 2014; 2016; SILVA, 2005; 2006; 2014) and Feminist and Gender Studies (LOURO, 1997; 2000; BUTLER, 2017; GIUNTA, 2020; hooks, 2019a; 2019b; 2020; HOLLANDA, 2019, 2020) in order to observe social, cultural and educational phenomena that are capable of subverting the dominant way of perceiving and feeling life. In this sense, the objective of this research was to understand how the works of art in clay, produced by women artisans from Tracunhaém, Pernambuco, signify subversive cultural pedagogies about art, gender and feminism. Thus, I bet on the fissures, crevices and breaches of the works of art in clay and on the narratives of women artists, in order to perceive that wisdoms that subvert the hegemonic logics can flourish. In this way, I outlined the following specific objectives: thinking about the gender discourses found in the works and telling how such knowledge is represented in order to explore which pedagogical-cultural practices are in the cracks. It allows me to look and be looked at by the works of art by the women-artists of Tracunhaém, to delve into desire and allow opening such cracks. I walk with the women throughout the text, they who inspire me in research-live and who made it possible to meet the works of art molded in clay that sew the narratives of those who create and those who consume art, problematizing the cultural pedagogies that signify, subversively, other possibilities of re-existing. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Jéssica Ribeiro de Oliveira.pdf | 1,74 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons