Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49735

Compartilhe esta página

Título: Criação e validação de conteúdo de um curso de capacitação em prescrição de exercícios físicos para sobreviventes de câncer
Autor(es): ANASTÁCIO, Weydyson de Lima do Nascimento
Palavras-chave: Exercício Físico; Oncologia; Educação em Saúde
Data do documento: 9-Dez-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ANASTÁCIO, Weydyson de Lima do Nascimento. Criação e validação de conteúdo de um curso de capacitação em prescrição de exercícios físicos para sobreviventes de câncer. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Segundo o INCA, mais de 170.000 casos de cânceres de mama, próstata e colorretal foram estimados para o ano de 2020, o que os caracteriza como os três principais tipos de câncer no Brasil. O mesmo instituto estima que até 2030 serão gastos R$ 2,5 bilhões com tratamentos de câncer que poderiam ser evitados pela prática de atividades físicas no Brasil. Além disso, a redução de comportamentos sedentários está aliada a menores riscos de câncer. Sobreviventes que praticam atividades físicas e exercícios físicos podem experimentar melhores taxas de respostas aos tratamentos, funcionalidade, qualidade de vida e redução de efeitos colaterais, o que potencialmente melhora os desfechos. A literatura recomenda que os profissionais busquem se capacitar acerca dos tipos de tratamentos, efeitos colaterais, sintomas e seus impactos na tolerância ao exercício. No Brasil, existe um déficit na formação do proissional de Educação Física para o manejo adequado da população oncológica e as limitações se estendem à formação continuada. Portanto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver e validar um curso de capacitação em prescrição de exercícios para sobreviventes de câncer de mama, próstata e colorretal baseado nas recomendações nacionais e internacionais. Participaram do estudo mestres e doutores com experiência em oncologia da atividade física/exercício (n = 4). O trabalho foi realizado em 10 fases. Na primeira, foram delimitados os métodos de trabalho. Na segunda, houve a busca nas bases de dados e seleção das fontes de consulta. Na terceira, foi realizada uma reunião de consenso para confirmação dos documentos utilizáveis. Na quarta, foi delimitado o conteúdo programático. Na quinta, foram desenvolvidas as aulas. Na sexta, foi realizado o convite e a seleção do Júri Expert. Na sétima, foi enviado o material para avaliação do júri expert através de um formulário eletrônico composto por uma escala tipo Likert de 1-4 e um campo de sugestões para cada conteúdo. Na oitava, foram realizadas as análises estatísticas descritivas, para caracterização do Júri Expert e de concordância, para determinação da validade de conteúdo do modelo. Na nona, foram realizados os ajustes sugeridos pelo Júri Expert. Na décima foram obtidos os produtos finais. Foram produzidos oito aulas subdivididos em 126 conteúdos. Todos os conteúdos apresentaram índices de relevância adequados entre os experts (1,00). O curso de capacitação se mostrou validado quanto ao seu conteúdo. Estudos futuros podem determinar outros tipos de validade desta ferramenta, como clareza e compreensão.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49735
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Weydyson de Lima do Nascimento Anastácio.pdf13,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons