Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49735
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Tony Meireles dos | - |
dc.contributor.author | ANASTÁCIO, Weydyson de Lima do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-24T12:35:15Z | - |
dc.date.available | 2023-04-24T12:35:15Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-09 | - |
dc.identifier.citation | ANASTÁCIO, Weydyson de Lima do Nascimento. Criação e validação de conteúdo de um curso de capacitação em prescrição de exercícios físicos para sobreviventes de câncer. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49735 | - |
dc.description.abstract | Segundo o INCA, mais de 170.000 casos de cânceres de mama, próstata e colorretal foram estimados para o ano de 2020, o que os caracteriza como os três principais tipos de câncer no Brasil. O mesmo instituto estima que até 2030 serão gastos R$ 2,5 bilhões com tratamentos de câncer que poderiam ser evitados pela prática de atividades físicas no Brasil. Além disso, a redução de comportamentos sedentários está aliada a menores riscos de câncer. Sobreviventes que praticam atividades físicas e exercícios físicos podem experimentar melhores taxas de respostas aos tratamentos, funcionalidade, qualidade de vida e redução de efeitos colaterais, o que potencialmente melhora os desfechos. A literatura recomenda que os profissionais busquem se capacitar acerca dos tipos de tratamentos, efeitos colaterais, sintomas e seus impactos na tolerância ao exercício. No Brasil, existe um déficit na formação do proissional de Educação Física para o manejo adequado da população oncológica e as limitações se estendem à formação continuada. Portanto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver e validar um curso de capacitação em prescrição de exercícios para sobreviventes de câncer de mama, próstata e colorretal baseado nas recomendações nacionais e internacionais. Participaram do estudo mestres e doutores com experiência em oncologia da atividade física/exercício (n = 4). O trabalho foi realizado em 10 fases. Na primeira, foram delimitados os métodos de trabalho. Na segunda, houve a busca nas bases de dados e seleção das fontes de consulta. Na terceira, foi realizada uma reunião de consenso para confirmação dos documentos utilizáveis. Na quarta, foi delimitado o conteúdo programático. Na quinta, foram desenvolvidas as aulas. Na sexta, foi realizado o convite e a seleção do Júri Expert. Na sétima, foi enviado o material para avaliação do júri expert através de um formulário eletrônico composto por uma escala tipo Likert de 1-4 e um campo de sugestões para cada conteúdo. Na oitava, foram realizadas as análises estatísticas descritivas, para caracterização do Júri Expert e de concordância, para determinação da validade de conteúdo do modelo. Na nona, foram realizados os ajustes sugeridos pelo Júri Expert. Na décima foram obtidos os produtos finais. Foram produzidos oito aulas subdivididos em 126 conteúdos. Todos os conteúdos apresentaram índices de relevância adequados entre os experts (1,00). O curso de capacitação se mostrou validado quanto ao seu conteúdo. Estudos futuros podem determinar outros tipos de validade desta ferramenta, como clareza e compreensão. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Exercício Físico | pt_BR |
dc.subject | Oncologia | pt_BR |
dc.subject | Educação em Saúde | pt_BR |
dc.title | Criação e validação de conteúdo de um curso de capacitação em prescrição de exercícios físicos para sobreviventes de câncer | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2088935087582922 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7794391753923854 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Fisica | pt_BR |
dc.description.abstractx | According to INCA, more than 170,000 cases of breast, prostate and colorectal cancers were estimated for the year 2020, which characterizes them as the three main types of cancer in Brazil. The same institute estimates that by 2030 R$ 2.5 billion will be spent on cancer treatments that could be avoided by the practice of physical activities in Brazil. In addition, reduced sedentary behaviors are associated with lower cancer risks. Survivors who practice physical activities and physical exercises can experience the best responses to treatments, functionality, quality of life and reduction of side effects, which potentially improves outcomes. The literature recommends that professionals seek training on the types of treatments, adverse effects of symptoms and their impacts on exercise function. In Brazil, there is a deficit in the training of Physical Education professionals for the proper management of the population with cancer and the limitations extend to permanent education. Therefore, the objective of this work was to develop and validate a training course on exercise prescription based on national and international guidelines for breast, prostate and colorectal cancer survivors. Masters and doctors with experience in exercise oncology participated in the study (n = 4). The work was carried out in 10 phases. In the first, the working methods were defined. In the second, there was a search in the databases and selection of consultation sources. On the third, a consensus meeting was held to confirm the documents used. On the fourth, the syllabus was delimited. In the fifth, the classes were developed. In the sixth, the invitation and selection of the Expert Jury was carried out. In the seventh, the material was sent to the expert jury through an electronic form composed of a Likert-type scale of 1-4 and a suggestion field for each content. In the eighth, descriptive statistical analyzes were performed to characterize the Expert Jury and agreement analysis to determine the model's content validity. In the ninth, the adjustments suggested by the Expert Jury were made. In the tenth, the final products were obtained. There were eight classes subdivided into 126 contents. All contents showed adequate relevance indexes among experts (1.00). The training course proved to be validated in terms of its content. Future studies will determine other types of validity of this tool, such as clarity and understanding. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Weydyson de Lima do Nascimento Anastácio.pdf | 13,38 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons