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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49725

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dc.contributor.advisorBARROS, Lourival de Holanda-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, José Antonio Santos de-
dc.date.accessioned2023-04-20T16:43:40Z-
dc.date.available2023-04-20T16:43:40Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, José Antonio Santos de. Rastros melancólicos nas poesias oníricas de Jorge de Lima e Murilo Mendes. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49725-
dc.descriptionBARROS, Lourival de Holanda, também é conhecido em citações bibliográficas por: HOLANDA, Lourival.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta dissertação é cotejar as obras A poesia em pânico (1937), de Murilo Mendes e A pintura em pânico (1943), de Jorge de Lima, com ênfase nos traços melancólicos presentes em cada produção. Para isso, recuperaram-se os estudos teóricos acerca da melancolia, sobretudo, no que concerne aos sentimentos de perda e tristeza, inerentes a essa condição, como discute Freud (2010a). Nessa perspectiva, observou-se que – em ambas as obras – a melancolia encontra sua gênese no momento de ruptura com o sagrado, quando os sujeitos líricos se afastam das religiosidades. Nos livros mencionados, a representação melancólica é percebida tanto no pensamento de punição divina quanto nos versos/fotomontagens em que se evidenciam aspectos de autodepreciação. Ademais, verificou-se que, em A pintura em pânico, o acréscimo de outro sistema semiótico – a fotomontagem – engendra uma nova maneira de catalisar imagens melancólicas, inclusive porque o alagoano dialoga não apenas com Murilo Mendes, mas com outras obras da história da arte. Portanto, a estrutura fragmentada – intrínseca à técnica da collage – já aponta para a presença da melancolia. Starobinski (2016), Freud (2010a), Freud (2010b), Quinet (2006), Costa Lima (2017), Eisenstein (2002) e Friedrich (1978) embasam o itinerário crítico-analítico desse trabalho.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMelancoliapt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectFotomontagempt_BR
dc.subjectMurilo Mendespt_BR
dc.subjectJorge de Limapt_BR
dc.titleRastros melancólicos nas poesias oníricas de Jorge de Lima e Murilo Mendespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2872571463652509pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2859455583479309pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this dissertation is to compare the works A poesia em pânico (1937), by Murilo Mendes and A pintura em pânico (1943), by Jorge de Lima, with emphasis on the melancholic traits present in each production. For this, theoretical studies on melancholy have been recovered, especially with regard to the feelings of loss and sadness, inherent in this condition, as Freud (2010a) discusses. In this perspective, it was observed that - in both works - melancholy finds its genesis at the moment of rupture with the sacred, when lyrical subjects move away from religiosities. In the books mentioned, melancholic representation is perceived both in the thought of divine punishment and in verses/photomontages in which aspects of self depreciation are evidenced. In addition, it was found that, in A pintura em pânico, the addition of another semiotic system - the photomontage - engenders a new way of catalysing melancholic images, including because the Alagoan dialogues not only with Murilo Mendes, but with other works of art history. Therefore, the fragmented structure - intrinsic to the collage technique - already points to the presence of melancholy. Starobinski (2016) , Freud (2010a), Freud (2010b), Quinet (2006) Costa Lima (2017), Eisenstein (2002) and Friedrich (1978) support the critical-analytical itinerary of this work.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Estudos Literários

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