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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49630

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Title: A padronização e melhoria dos processos através da gestão da qualidade
Authors: OLIVEIRA, Tamirys Mercês
Keywords: Engenharia de produção; Mapeamento; Processo; Ferramenta; Greiner; Gestão da qualidade; Melhoria
Issue Date: 18-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: OLIVEIRA, Tamirys Mercês. A padronização e melhoria dos processos através da gestão da qualidade. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Produzir serviços que satisfaçam as exigências e expectativas dos usuários, principalmente após a pandemia do Covid – 19, deve ser o principal objetivo de qualquer organização que queira se manter competitiva no mercado. As empresas produtoras de eventos, responsáveis pelo planejamento e produção dos mesmos, embora em crescente expansão apresentam uma base de conhecimento a respeito de gestão estratégica reduzida. Com a empresa estudo de caso não foi diferente. Sendo assim, o presente trabalho realizou a análise da situação atual de uma micro empresa do setor de eventos, através da pesquisa das práticas realizadas pela mesma, por meio de entrevista com os gestores e aplicação de ferramentas para análise do posicionamento estratégico. Por meio do mapeamento dos processos atuais foi identificado que a empresa não possuía processos definidos e taã pouco visão estratégica das suas atividades. Dessa forma, foi necessário o desenvolvimento do trabalho a partir de ferramentas que pudessem auxiliar a melhoria dos pontos críticos identificados. Utilizando a Matriz SWOT, foram identificados: quais os seus principais pontos fortes, oportunidades diante do mercado em que está inserida, reconhecimentos dos pontos fracos para eliminá-los e as principais ameaças. Posteriormente foram utilizadas outras ferramentas de gestão, como a: Matriz GUT, para a priorização dos problemas diagnosticados e o desenvolvimento da Matriz BCG, que auxiliou a empresa produtora de evento (EPE) a elencar seus principais serviços para combater os problemas encontrados. O Modelo de Greiner corroborou para o diagnóstico da fase de crescimento em que a empresa se encontrava e possibilitou o avanço na crise de liderança em que a mesma estava. Com o desenvolvimento da cadeia de valor para a EPE foi possível determinar quais as atividades primárias que correspondem às atividades que estão diretamente ligadas a entrega do serviço e quais as de apoio, para que seja possível priorizá-las. Assim, fez-se a elaboração de planos de ação para que os pontos que foram levantados como oportunidades de melhorias fossem de fato desenvolvidos, com os seus devidos responsáveis identificados. A partir da análise das ferramentas obtivemos o diagnóstico apurado da empresa e foi constatado um contraste com as perspectivas consideradas mais importantes pelos gestores, gerando uma reflexão a respeito do que estava sendo praticado. Diante desse cenário, os gestores alinharam a estratégia definida para esse novo momento da empresa com os seus processos apresentando um melhor desempenho nas suas ações, possibilitando o desenvolvimento do Sistema de Gestão da Qualidade. Diante do desenvolvimento e aplicação das metodologias mencionadas, obtivemos uma padronização dos processos desenvolvidos na empresa impactando diretamente na melhoria dos serviços que são comercializados e na satisfação do cliente. Além disso, houve um direcionamento para o time comercial sobre quais os serviços que geram mais rentabilidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49630
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