Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49613

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIRA, David Pessoa de-
dc.contributor.authorALBUQUERQUE, Isis de Paula Oliveira de-
dc.date.accessioned2023-04-10T13:04:52Z-
dc.date.available2023-04-10T13:04:52Z-
dc.date.issued2022-08-31-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Isis de Paula Oliveira de. Entre o sagrado e o profano: as interfaces d’O fiel e a pedra, de Osman Lins, pelo retrovisor da memória. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49613-
dc.description.abstractA relação dialógica entre as manifestações do sagrado-profano e a literatura existe desde as primeiras manifestações de consciência da linguagem humana, as quais se entrecruzam e formam um labirinto de possibilidades de leituras e inter- relacionamento de saberes. Nesse sentido, este trabalho busca realizar um estudo sobre a obra O fiel e a pedra, do escritor Osman Lins, a partir do conceito de hierofania e sua relação com o caráter de ressignificação do cânone literário pelo crivo da memória. Para uma melhor dinamicidade de leitura, o trabalho desdobra-se a partir de três pontos principais. O primeiro volta-se às investigações que estreitam as duas áreas de conhecimento em foco (o discurso de religiosidade e a literatura), além de discorrer sobre aspectos relativos ao mito, ao mundo sagrado e ao mundo profano e à reflexão da crítica e tradição literárias; o segundo está alinhado às discussões que enlaçam a crítica da linguagem, a memória e a literatura, por meio de elementos tradicionais presentes nos ritos de passagem e a imagem do silêncio assinalados como metáforas da própria obra; e por último, discute-se o processo de visão acerca da crítica da linguagem à luz da trajetória poética osmaniana, bem como a importância da memória para formação do cânone literário. Por essa perspectiva, será possível observar como as reflexões apresentadas, nesta pesquisa, empenham uma releitura crítica do romance O fiel e a pedra em permanentes e diferentes diálogos com os aspectos que atravessam a expressão do binômio sagrado-profano relevantes à tríade: criação, crítica e teoria literárias.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectSagrado-profanopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectOsman Linspt_BR
dc.titleEntre o sagrado e o profano: as interfaces d’O fiel e a pedra, de Osman Lins, pelo retrovisor da memóriapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7948298123096356pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4195534012571715pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxLa relación dialógica entre las manifestaciones del sagrado-profano y la literatura existe desde hace las primeras manifestaciones de conciencia del lenguaje humano, las cuales se cruzan entre si a crearen un laberinto de posibilidades de lecturas e interrelaciones de saberes. En ese sentido, esta investigación busca realizar un estudio sobre la obra O fiel e a pedra, del escritor Osman Lins, desde el concepto de hierofania y su relación con el carácter de resignificación del canon literario desde el análisis de la memoria. En función de la dinamicidad de la lectura, el trabajo se desarrolla desde tres puntos principales. El primero se vuelve a las investigaciones que aproximan las dos áreas de conocimiento en enfoque (el discurso de religiosidad y la literatura), además de discorrer sobre aspectos relativos al mito, al mundo sagrado y al mundo profano y a la reflexión de la crítica y tradición literarias; el segundo se acerca a las discusiones que cogen la crítica del lenguaje, la memoria y la literatura por medio de elementos tradicionales presentes en los ritos de pasaje y en la imagen del silencio, apuntados como metáforas de la propia obra; y por último se discute el proceso de visión sobre la crítica del lenguaje bajo la luz de la poética osmaniana, así como discusiones sobre la importancia de la memoria para la formación del canon literario. De ese modo, será posible observar que las cuestiones presentadas en esta investigación emprenden una nueva lectura crítica de la novela O fiel e a pedra en permanentes y distintos diálogos con los aspectos que atraviesan la expresión del binomio sagrado-profano relevantes a la tríada: creación, crítica y teoría literarias.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Isis de Paula Oliveira de Albuquerque.pdf759,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons