Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49557
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | HENRIQUE, Rafael dos Santos | - |
dc.contributor.author | MAIA, Douglas Eduardo Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-03T12:18:09Z | - |
dc.date.available | 2023-04-03T12:18:09Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-22 | - |
dc.date.submitted | 2023-03-02 | - |
dc.identifier.citation | MAIA, Douglas Eduardo Ferreira. QUE CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA INFLUENCIAM EM COMPONENTES DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE LAGOA DO CARRO-PE?. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Douglas Eduardo Ferreira Maia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49557 | - |
dc.description | 10,0 | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: Aptidão física relacionada à saúde (APFRS) diz respeito às capacidades físicas que estão intimamente relacionadas à saúde das pessoas, incluindo resistência aeróbica, força muscular, flexibilidade e composição corporal. Fatores relacionados ao contexto também têm ganhado destaque na ligação a componentes da APFRS de crianças e adolescentes, especialmente características do contexto escolar, como aspectos de infraestrutura e políticas e práticas relacionadas à adoção de um estilo de vida ativo e saudável. Objetivo: Analisar como as características do contexto escolar afetam a aptidão física relacionada à saúde em crianças e adolescentes de Lagoa do Carro-PE. Procedimentos Metodológicos: Este estudo incluiu uma amostra de 1359 crianças e adolescentes com idade entre 5 e 15 anos do município de Lagoa do Carro-PE. Foram obtidas medidas de aptidão física das baterias FITNESSGRAM e AAHPERD, bem como antropometria e avaliação do ambiente escolar. A análise dos dados contou com estatísticas descritivas e de diferenças entre grupos (Test t e ANOVA One Way), considerando post-hoc de Bonferroni e análise de magnitude do efeito (Cohen’s d e partial eta squared). Resultados: Os resultados revelaram diferenças significativas em todas as características analisadas, indicando que as crianças que frequentam escolas com infraestrutura adequada e práticas que favorecem a atividade física e esportes apresentam desempenho superior nos componentes da APFRS. A magnitude das diferenças foi alta em aspectos que estimulam a prática de atividade física e esportes, como aulas de educação física. Conclusão: Com base nos achados deste estudo, pode-se concluir que as características do ambiente escolar têm potencial para impactar os componentes da APFRS em crianças e adolescentes, especialmente naqueles relacionados à aptidão musculoesquelética. Esses resultados fornecem um indicador para as autoridades responsáveis pela educação avaliarem e melhorarem o ambiente escolar, com o objetivo de promover uma melhoria na APFRS da população alvo deste estudo. | pt_BR |
dc.format.extent | 27 | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Aptidão física relacionada à saúde | pt_BR |
dc.subject | Contexto escolar | pt_BR |
dc.subject | Crianças e adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Escolares | pt_BR |
dc.title | QUE CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA INFLUENCIAM EM COMPONENTES DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE LAGOA DO CARRO-PE? | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3167589517181891 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1308420348718829 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Introduction: Health-related physical fitness (HRPF) refers to physical capacities that are closely related to people's health, including aerobic endurance, muscular strength, flexibility, and body composition. Context-related factors have also gained prominence in the link to components of HRPF in children and adolescents, especially school context characteristics, such as infrastructure aspects and policies and practices related to adopting an active and healthy lifestyle. Objective: To analyze how school context characteristics affect health-related physical fitness in children and adolescents from Lagoa do Carro-PE. Methodological Procedures: This study included a sample of 1359 children and adolescents aged 5 to 15 years from the municipality of Lagoa do Carro-PE. Physical fitness measures from the FITNESSGRAM and AAHPERD batteries, as well as anthropometry and school environment evaluation, were obtained. Data analysis included descriptive statistics and group differences (t-test and One Way ANOVA), considering Bonferroni's post-hoc and effect magnitude analysis (Cohen's d and partial eta squared). Results: The results revealed significant differences in all analyzed characteristics, indicating that children who attend schools with adequate infrastructure and practices that favor physical activity and sports have better performance in HRPF components. The magnitude of the differences was high in aspects that stimulate physical activity and sports, such as physical education classes. Conclusion: Based on the findings of this study, it can be concluded that school environment characteristics have the potential to impact HRPF components in children and adolescents, especially those related to musculoskeletal fitness. These results provide an indicator for education authorities to evaluate and improve the school environment, with the aim of promoting an improvement in HRPF in the target population of this study. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-1257-846X | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Douglas Eduardo Ferreira Maia.pdf | 324,8 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons