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Título : Segurança hídrica no Semiárido: análise sistêmica das características físicas e hidroclimáticas da bacia hidrográfica do Riacho Cachoeira, Serra Talhada/PE e percepções sobre a formação docente
Autor : SOARES, Gabriel Antonio Silva
Palabras clave : Conscientização ambiental; Gestão de bacias hidrográficas; Geotecnologias; Modelagem hidrológica; Recursos hídricos
Fecha de publicación : 3-nov-2022
Citación : SOARES, Gabriel Antonio Silva. Segurança hídrica no Semiárido: Análise sistêmica das características físicas e hidroclimáticas da bacia hidrográfica do Riacho Cachoeira, Serra Talhada/PE e percepções sobre a formação docente. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : O estudo da disponibilidade de água é uma ferramenta indispensável para a gestão dos recursos hídricos em bacias hidrográficas do semiárido nordestino, onde o déficit hídrico é alto. Para compreender os processos que influenciam na disponibilidade de água e ocorrência de eventos extremos em uma bacia hidrográfica, podem ser utilizadas novas tecnologias, capazes de representar de forma satisfatória os processos atuantes e subsidiar análises sistêmicas do comportamento da água em uma bacia. Entender o comportamento da água na superfície, a partir de um olhar integrador, é de extrema importância para mitigar e prever a ocorrência de eventos extremos que vão de períodos de longa estiagem, a enchentes devastadoras, o que justifica a utilização de metodologias que representem precisamente a realidade dos processos hidrológicos, subsidiando importantes informações para as esferas políticas, sociais e pedagógicas, atuando diretamente na conscientização da população acerca das emergências hidroclimáticas e no desenvolvimento de projetos que as mitiguem. Diante deste cenário, a adoção de modelos hidrológicos e dados de alta resolução, como o SUPer e o LiDAR, ferramentas que estão disponíveis atualmente para a gestão das bacias hidrográficas de Pernambuco, se apresentam como opções diferenciadas para a obtenção de dados precisos sobre bacias hidrográficas. Entre as bacias do semiárido de Pernambuco, encontra-se a bacia do Rio Pajeú, que tem como um de seus afluentes principais o Riacho Cachoeira, localizado na cidade de Serra Talhada, que assim como a maior parte da região, enfrentou severos períodos de seca nos últimos anos, afetando diretamente na disponibilidade de água para a o abastecimento da população, cenário que evidencia a necessidade do desenvolvimento de pesquisas e estudos voltados para compreensão da dinâmica hidroclimática nesta área. A análise sistêmica da bacia do Riacho Cachoeira, subsidiada pela caracterização fisiográfica e pela análise do balanço hídrico superficial, apontou que a sub-bacia está mais sujeita à eventos de escassez hídrica, já que suas características físicas não a tornam propícia a enchentes. O balanço hídrico superficial obtido para os anos entre 1961-2021 indicou índices consideráveis de precipitação média anual para a bacia, especialmente quando comparados ao regime de outras bacias da mesma região; foram encontrados ainda níveis altamente elevados de perda de água no sistema, indicando que cerca de 42% da água pluvial é evapotranspirada, em consequência principalmente das características climáticas na área da bacia. Compreender a relação entre estes fatores possibilitou uma visão ampla dos processos que atuam na bacia e um melhor entendimento sobre as causas das problemáticas hidroclimáticas que assolam a área de estudo a partir de um olhar integrador podendo subsidiar informações que impactem positivamente na gestão dos recursos hídricos. Investigar como estas temáticas estão sendo abordadas no campo pedagógico, é de extrema importância para desenvolver projetos de gestão que estejam alinhados aos interesses sociais e atuem na conscientização social através da educação, e por este motivo é indispensável entender como a formação docente capacita os futuros profissionais da educação, seus déficits e anseios diante dos desafios contemporâneos da sala de aula.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49523
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura)

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