Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49523

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGALVÍNCIO, Josiclêda Domiciano-
dc.contributor.authorSOARES, Gabriel Antonio Silva-
dc.date.accessioned2023-03-29T15:17:09Z-
dc.date.available2023-03-29T15:17:09Z-
dc.date.issued2022-11-03-
dc.date.submitted2023-03-28-
dc.identifier.citationSOARES, Gabriel Antonio Silva. Segurança hídrica no Semiárido: Análise sistêmica das características físicas e hidroclimáticas da bacia hidrográfica do Riacho Cachoeira, Serra Talhada/PE e percepções sobre a formação docente. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49523-
dc.description.abstractO estudo da disponibilidade de água é uma ferramenta indispensável para a gestão dos recursos hídricos em bacias hidrográficas do semiárido nordestino, onde o déficit hídrico é alto. Para compreender os processos que influenciam na disponibilidade de água e ocorrência de eventos extremos em uma bacia hidrográfica, podem ser utilizadas novas tecnologias, capazes de representar de forma satisfatória os processos atuantes e subsidiar análises sistêmicas do comportamento da água em uma bacia. Entender o comportamento da água na superfície, a partir de um olhar integrador, é de extrema importância para mitigar e prever a ocorrência de eventos extremos que vão de períodos de longa estiagem, a enchentes devastadoras, o que justifica a utilização de metodologias que representem precisamente a realidade dos processos hidrológicos, subsidiando importantes informações para as esferas políticas, sociais e pedagógicas, atuando diretamente na conscientização da população acerca das emergências hidroclimáticas e no desenvolvimento de projetos que as mitiguem. Diante deste cenário, a adoção de modelos hidrológicos e dados de alta resolução, como o SUPer e o LiDAR, ferramentas que estão disponíveis atualmente para a gestão das bacias hidrográficas de Pernambuco, se apresentam como opções diferenciadas para a obtenção de dados precisos sobre bacias hidrográficas. Entre as bacias do semiárido de Pernambuco, encontra-se a bacia do Rio Pajeú, que tem como um de seus afluentes principais o Riacho Cachoeira, localizado na cidade de Serra Talhada, que assim como a maior parte da região, enfrentou severos períodos de seca nos últimos anos, afetando diretamente na disponibilidade de água para a o abastecimento da população, cenário que evidencia a necessidade do desenvolvimento de pesquisas e estudos voltados para compreensão da dinâmica hidroclimática nesta área. A análise sistêmica da bacia do Riacho Cachoeira, subsidiada pela caracterização fisiográfica e pela análise do balanço hídrico superficial, apontou que a sub-bacia está mais sujeita à eventos de escassez hídrica, já que suas características físicas não a tornam propícia a enchentes. O balanço hídrico superficial obtido para os anos entre 1961-2021 indicou índices consideráveis de precipitação média anual para a bacia, especialmente quando comparados ao regime de outras bacias da mesma região; foram encontrados ainda níveis altamente elevados de perda de água no sistema, indicando que cerca de 42% da água pluvial é evapotranspirada, em consequência principalmente das características climáticas na área da bacia. Compreender a relação entre estes fatores possibilitou uma visão ampla dos processos que atuam na bacia e um melhor entendimento sobre as causas das problemáticas hidroclimáticas que assolam a área de estudo a partir de um olhar integrador podendo subsidiar informações que impactem positivamente na gestão dos recursos hídricos. Investigar como estas temáticas estão sendo abordadas no campo pedagógico, é de extrema importância para desenvolver projetos de gestão que estejam alinhados aos interesses sociais e atuem na conscientização social através da educação, e por este motivo é indispensável entender como a formação docente capacita os futuros profissionais da educação, seus déficits e anseios diante dos desafios contemporâneos da sala de aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.format.extent75p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConscientização ambientalpt_BR
dc.subjectGestão de bacias hidrográficaspt_BR
dc.subjectGeotecnologiaspt_BR
dc.subjectModelagem hidrológicapt_BR
dc.subjectRecursos hídricospt_BR
dc.titleSegurança hídrica no Semiárido: análise sistêmica das características físicas e hidroclimáticas da bacia hidrográfica do Riacho Cachoeira, Serra Talhada/PE e percepções sobre a formação docentept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7599195481561985pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7217736964361440pt_BR
dc.description.abstractxThe study of water availability is an indispensable tool for the management of water resources in watersheds located in the northeastern semi-arid region, where the water deficit is high. To understand the processes that influence the availability of water and the occurrence of extreme events in a watershed, new technologies can be used, capable of satisfactorily representing the active processes and supporting systemic analyzes of the behavior of water in a watershed. Understanding the behavior of water on the surface, from an integrative perspective, is extremely important to mitigate and predict the occurrence of extreme events ranging from periods of long drought to devastating floods, which justifies the use of methodologies that accurately represent the reality of hydrological processes, subsidizing important information for the political, social and pedagogical spheres, acting directly in the population's awareness about hydroclimatic emergencies and in the development of projects that mitigate them. Given this scenario, the adoption of hydrological models and high-resolution data, such as SUPer and LiDAR, tools that are currently available for the management of watersheds in Pernambuco, are presented as different options for obtaining accurate data on watersheds. Among the watersheds of the semi-arid region of Pernambuco, there is the the Pajeú River watershed, which has as one of its main tributaries the Riacho Cachoeira, located in the city of Serra Talhada, which, like most of the region, faced severe periods of drought in recent years, directly affecting the availability of water to supply the population, a scenario that highlights the need to develop research and studies aimed at understanding the hydroclimatic dynamics in this area. The systemic analysis of the Riacho Cachoeira watershed, supported by the physiographic characterization and the analysis of the superficial water balance, indicated that the sub-basin is more subject to water scarcity events, since its physical characteristics do not make it suitable for floods. The surface water balance obtained for the years between 1961-2021 indicated considerable average annual precipitation rates for the watershed, especially when compared to the regime of other watersheds in the same region; High levels of water loss were also found in the system, indicating that around 42% of the rainwater is evapotranspired, mainly as a result of the climatic characteristics of the watershed area. Understanding the relationship between these factors allowed a broad view of the processes that operate in the watershed and a better understanding of the causes of the hydroclimatic problems that plague the study area from an integrative perspective, being able to subsidize information that positively impact the management of water resources. Investigating how these themes are being addressed in the pedagogical field is extremely important to develop management projects that are aligned with social interests and act in social awareness through education, and for this reason it is essential to understand how teacher training trains future professionals of education, its deficits and desires in the face of contemporary challenges in the classroom.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::GeoCiênciaspt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3139-8974pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Gabriel Antonio Silva Soares.pdf2,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons