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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49497

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Título: Parcerias estratégicas no fornecimento de insumos hospitalares estratégicos
Autor(es): SOUZA, Luiz Humberto de
Palavras-chave: Engenharia de Produção; FITradeoff; Parcerias estratégicas; Seleção de fornecedores; Insumo hospitalar
Data do documento: 28-Out-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SOUZA, Luiz Humberto de. Parcerias estratégicas no fornecimento de insumos hospitalares estratégicos. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: No ramo hospitalar da Região Nordeste, o sistema de parcerias estratégicas e a competência central são vistos com desconfiança e cautela. Os hospitais ainda têm alguns paradigmas no que concerne ao fornecimento de informações de consumo, estoque, custo de aquisição e faturamento, visto que estas são relevantes para a implementação do modelo de fornecimento de materiais estratégicos e medicamentos antineoplásicos, através dos contratos de fornecimento desses materiais com fornecedores que estejam alinhados com a estratégia da organização, a fim de formar as parcerias estratégicas. Nesse cenário, tem-se a necessidade de modelos mais estruturados e robustos, em que a escolha de fornecedores esteja atrelada a múltiplos critérios, ou seja, os critérios de custo e prazo são incapazes de decidir se o fornecedor está alinhado ou não com a estratégia das organizações hospitalares. Para este estudo de caso, foram escolhidos os grupos de medicamentos estratégicos, com as seguintes características: relevância no tratamento dos pacientes, criticidade e custo de aquisição, medicamentos sem substituto no mercado nacional, impacto no tratamento e na recuperação dos pacientes e imagem da organização. Doze fornecedores participaram da etapa de qualificação, sendo três destes desclassificados por não atenderem a uma das exigências mínimas requeridas. Nove fornecedores permaneceram no processo. O método FITtradeoff foi aplicado e o ranking de fornecedores foi obtido, de acordo com as preferências do decisor. Os três primeiros do ranking foram selecionados por estarem alinhados estrategicamente aos objetivos da organização e pelo atendimento às regras de compras de ter no mínimo três agentes fornecedores, a fim de prevenir problemas como falta de produto, atraso nas entregas e quebra de contrato por eventos não controlados. Como resultados econômicos, houve redução dos custos de aquisição e estocagem. Como resultados ambientais, a centralização das compras em três fornecedores estratégicos diminuiu a quantidade de entregas e a quantidade de pedidos e notas fiscais emitidas. Em relação a resultados sociais, deu-se aos pacientes assistência médica e hospitalar de qualidade para recuperação plena da saúde.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49497
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Engenharia da Produção

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