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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49497

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALENCAR, Luciana Hazin-
dc.contributor.authorSOUZA, Luiz Humberto de-
dc.date.accessioned2023-03-27T16:18:36Z-
dc.date.available2023-03-27T16:18:36Z-
dc.date.issued2022-10-28-
dc.identifier.citationSOUZA, Luiz Humberto de. Parcerias estratégicas no fornecimento de insumos hospitalares estratégicos. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49497-
dc.description.abstractNo ramo hospitalar da Região Nordeste, o sistema de parcerias estratégicas e a competência central são vistos com desconfiança e cautela. Os hospitais ainda têm alguns paradigmas no que concerne ao fornecimento de informações de consumo, estoque, custo de aquisição e faturamento, visto que estas são relevantes para a implementação do modelo de fornecimento de materiais estratégicos e medicamentos antineoplásicos, através dos contratos de fornecimento desses materiais com fornecedores que estejam alinhados com a estratégia da organização, a fim de formar as parcerias estratégicas. Nesse cenário, tem-se a necessidade de modelos mais estruturados e robustos, em que a escolha de fornecedores esteja atrelada a múltiplos critérios, ou seja, os critérios de custo e prazo são incapazes de decidir se o fornecedor está alinhado ou não com a estratégia das organizações hospitalares. Para este estudo de caso, foram escolhidos os grupos de medicamentos estratégicos, com as seguintes características: relevância no tratamento dos pacientes, criticidade e custo de aquisição, medicamentos sem substituto no mercado nacional, impacto no tratamento e na recuperação dos pacientes e imagem da organização. Doze fornecedores participaram da etapa de qualificação, sendo três destes desclassificados por não atenderem a uma das exigências mínimas requeridas. Nove fornecedores permaneceram no processo. O método FITtradeoff foi aplicado e o ranking de fornecedores foi obtido, de acordo com as preferências do decisor. Os três primeiros do ranking foram selecionados por estarem alinhados estrategicamente aos objetivos da organização e pelo atendimento às regras de compras de ter no mínimo três agentes fornecedores, a fim de prevenir problemas como falta de produto, atraso nas entregas e quebra de contrato por eventos não controlados. Como resultados econômicos, houve redução dos custos de aquisição e estocagem. Como resultados ambientais, a centralização das compras em três fornecedores estratégicos diminuiu a quantidade de entregas e a quantidade de pedidos e notas fiscais emitidas. Em relação a resultados sociais, deu-se aos pacientes assistência médica e hospitalar de qualidade para recuperação plena da saúde.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia de Produçãopt_BR
dc.subjectFITradeoffpt_BR
dc.subjectParcerias estratégicaspt_BR
dc.subjectSeleção de fornecedorespt_BR
dc.subjectInsumo hospitalarpt_BR
dc.titleParcerias estratégicas no fornecimento de insumos hospitalares estratégicospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1236213146629909pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3340258557255619pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producaopt_BR
dc.description.abstractxUnfortunately, hospitals still have some paradigms concerning the supply of consumption, stock, acquisition cost and billing information, since this information is relevant for the implementation of the supply model of strategic materials such as OPME (Orthopedics, Prosthesis and Special Materials) and antineoplastic drugs, through the supply contracts of these materials with suppliers that are aligned with the organization's strategy, in order to form strategic partnerships. In this scenario, there is a need for more structured and robust models, in which the choice of suppliers is linked to multiple criteria, i.e., the cost and deadline criteria are unable to decide whether the supplier is aligned with the hospital organization's strategy or not. For this case study, the strategic medicine groups were chosen, with the following characteristics: relevance in patient treatment, criticality and acquisition cost, medicine with no substitute in the national market, impact on treatment, patient recovery and organization's image. Twelve suppliers participated in the qualification stage, three of which were disqualified for not meeting one of the minimum requirements. Nine suppliers remained in the process. The FITtradeoff method was applied and a supplier ranking was obtained, according to the decision maker's preferences. The first three in the ranking were selected for being strategically aligned with the organization's objectives and for complying with the purchasing rules of having at least three supplying agents, in order to prevent problems such as product shortage, delivery delays, and contract breaking due to uncontrolled events. As economic results we reduced acquisition and storage costs, environmental results with the centralization of purchases in three strategic suppliers we reduced the quantity of deliveries and the quantity of orders and invoices issued, and in relation to social results we gave patients quality care for full recovery of health.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Engenharia da Produção

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