Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49358
Compartilhe esta página
Título: | Pontos turísticos-culturais de Tabira-PE para aulas de campo de Geografia: propostas para uma educação contextualizada nas turmas do 6º ano |
Autor(es): | BRITO, Kelly Paloma Nunes |
Palavras-chave: | Aulas de campo; Tabira; Educação Contextualizada; Ensino fundamental |
Data do documento: | 24-Out-2022 |
Citação: | BRITO, Kelly Paloma Nunes. Pontos turísticos-culturais de Tabira-PE para aulas de campo de Geografia : propostas para uma educação contextualizada nas turmas do 6º ano. 2023. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | No atual cenário em que se encontra o mundo, é cada vez mais necessário repensar as práticas e buscar meios para uma sociedade mais equitativa e sustentável. Desta maneira, as aulas de campo se constituem como uma via de conhecimento que busca, em sua prática, compreender a geografia enquanto ciência e interdisciplinar. Tendo em vista que é através das aulas de campo que os alunos terão oportunidade de descobrir novos lugares fora do espaço escolar e interagir e inferir no lugar explorado; pesquisa-se sobre alguns pontos turísticos-culturais de Tabira-PE para aulas de campo de geografia, como uma proposta para uma educação contextualizada nas turmas do 6º ano do ensino fundamental, na fomentação de modos transversais de aprendizagem. Para tanto, é necessário observar os aspectos ambientais, culturais, históricos, sociais e econômico dos pontos estudados, analisar os conteúdos auxiliares para a realização das aulas de campo tais como educação ambiental, cartografia e parâmetros curriculares e avaliar a importância das aulas de campo para o ensino-aprendizagem. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa e exploratória, pois pretende levantar informações e trabalhar a proposta de maneira flexível no planejamento; observando e compreendendo os diversos aspectos do fenômeno estudado e com isso buscar familiarizar-se com o caso explorado através da análise documental, da observação, do registro e do diálogo entre ideias. Diante disso, verifica-se que os conteúdos abordados, os aspectos dos lugares estudados e a importância das aulas de campo para o ensino-aprendizagem abrem possibilidades para uma educação contextualizada e de muitas descobertas na área da geografia. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49358 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) (EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Kelly Paloma Nunes Brito.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons