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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49358

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMACIEL, Caio Augusto Amorim-
dc.contributor.authorBRITO, Kelly Paloma Nunes-
dc.date.accessioned2023-03-15T16:03:56Z-
dc.date.available2023-03-15T16:03:56Z-
dc.date.issued2022-10-24-
dc.date.submitted2023-03-14-
dc.identifier.citationBRITO, Kelly Paloma Nunes. Pontos turísticos-culturais de Tabira-PE para aulas de campo de Geografia : propostas para uma educação contextualizada nas turmas do 6º ano. 2023. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49358-
dc.description.abstractNo atual cenário em que se encontra o mundo, é cada vez mais necessário repensar as práticas e buscar meios para uma sociedade mais equitativa e sustentável. Desta maneira, as aulas de campo se constituem como uma via de conhecimento que busca, em sua prática, compreender a geografia enquanto ciência e interdisciplinar. Tendo em vista que é através das aulas de campo que os alunos terão oportunidade de descobrir novos lugares fora do espaço escolar e interagir e inferir no lugar explorado; pesquisa-se sobre alguns pontos turísticos-culturais de Tabira-PE para aulas de campo de geografia, como uma proposta para uma educação contextualizada nas turmas do 6º ano do ensino fundamental, na fomentação de modos transversais de aprendizagem. Para tanto, é necessário observar os aspectos ambientais, culturais, históricos, sociais e econômico dos pontos estudados, analisar os conteúdos auxiliares para a realização das aulas de campo tais como educação ambiental, cartografia e parâmetros curriculares e avaliar a importância das aulas de campo para o ensino-aprendizagem. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa e exploratória, pois pretende levantar informações e trabalhar a proposta de maneira flexível no planejamento; observando e compreendendo os diversos aspectos do fenômeno estudado e com isso buscar familiarizar-se com o caso explorado através da análise documental, da observação, do registro e do diálogo entre ideias. Diante disso, verifica-se que os conteúdos abordados, os aspectos dos lugares estudados e a importância das aulas de campo para o ensino-aprendizagem abrem possibilidades para uma educação contextualizada e de muitas descobertas na área da geografia.pt_BR
dc.format.extent43p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAulas de campopt_BR
dc.subjectTabirapt_BR
dc.subjectEducação Contextualizadapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titlePontos turísticos-culturais de Tabira-PE para aulas de campo de Geografia: propostas para uma educação contextualizada nas turmas do 6º anopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4908600462706819pt_BR
dc.description.abstractxIn the current scenario in which the world finds itself, it is increasingly necessary to rethink practices and seek ways for a more equitable and sustainable society. In this way, field classes are constituted as a way of knowing that seeks, in its practice, to understand geography as a science and as an interdisciplinary one. Considering that it is through field classes that students will have the opportunity to discover new places outside the school space and interact and infer in the explored place; five cultural tourist spots in Tabira-PE are researched for geography field classes, as a proposal for a contextualized education in the 6th grade of elementary school, in the fomentation of transversal modes of learning. Therefore, it is necessary to observe the environmental, cultural, historical, social, and economic aspects of the points studied, analyze the auxiliary contents for conducting field classes that have been environmental education, cartography, and curricular parameters, and evaluate the importance of field classes for the teaching-learning. Therefore, qualitative and exploratory research is carried out, as it intends to gather information and work on the proposal in a flexible way in planning; observing, and understanding the various aspects of the phenomenon studied and thus seeking to become familiar with the case explored through document analysis, observation, registration and the dialogue between ideas. Therefore, it appears that the contents approached, the aspects of the places studied, and the importance of field classes for teaching-learning open possibilities for a contextualized education and many discoveries in the area of geography.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Geografiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura) (EAD)

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