Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49354

Comparte esta pagina

Título : Atuação do farmacêutico nos distúrbios do sono em idosos e o uso irracional dos medicamentos benzodiazepínicos: uma revisão narrativa
Autor : FREITAS, Kaio Henrique de
Palabras clave : Distúrbios do Sono; Idosos; Benzodiazepínicos
Fecha de publicación : 26-oct-2022
Citación : FREITAS, Kaio Henrique de. Atuação do farmacêutico nos distúrbios do sono em idosos e o uso irracional dos medicamentos benzodiazepínicos: uma revisão narrativa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Farmácia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Os distúrbios do sono estão cada vez mais frequentes na vida da população devido a diversos fatores do cotidiano. Além disso, principalmente, muitos idosos apresentam problemas relacionados ao sono devido às mudanças fisiológicas envolvidas no processo de envelhecimento que, associadas a outros fatores como o sedentarismo, ansiedade e depressão, podem trazer sérias consequências que influenciam no bem-estar desses indivíduos e diminuem as chances de se ter uma boa qualidade de sono. O presente trabalho trata-se de uma revisão narrativa de literatura, buscando transcorrer sobre a atuação do farmacêutico nos distúrbios do sono em idosos. Desta forma, realizou-se busca nos principais banco de dados Biblioteca virtual em Saúde (BVS), Scielo, Scopus, Science direct, LILACS, PUBMED e Google Acadêmico, usando-se dos descritores: “Distúrbios do sono”, “uso irracional de medicamentos”, “benzodiazepínicos” e “idosos”. A inclusão dos artigos compreendeu os últimos sete anos, ou seja, de 2015 até 2022 sendo artigos nacionais e/ou internacionais, com a finalidade de responder a pergunta norteadora: “Qual o papel do farmacêutico nos distúrbios do sono em idosos?”. Diante das análises dos 9 artigos selecionados, a partir de critérios de inclusão e exclusão nas bases de dados. A maioria dos problemas relacionados ao sono é clinicamente importante e pode ser farmacologicamente tratado, principalmente, pelo uso dos medicamentos benzodiazepínicos sedativos hipnóticos. Contudo, percebe-se que, mesmo com o fácil acesso à informação, as pessoas ainda não têm o conhecimento necessário sobre as problemáticas que o uso irracional dessas drogas pode acarretar ao organismo. Dessa forma observou-se que a atuação do farmacêutico é imprescindível para o manejo e o uso devido dos medicamentos benzodiazepínicos para tratamento dos problemas no sono e, também, exerce um papel especial ao informar sobre o uso correto de medicamentos e seus principais efeitos na condição e promoção de saúde dos idosos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49354
Aparece en las colecciones: (TCC) - Farmácia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC KAIO HENRIQUE DE FREITAS CONCLUIDO.pdf761,82 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons