Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49294

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Alane Alves-
dc.contributor.authorLIMA FILHO, José Edson Alves de-
dc.date.accessioned2023-03-08T16:23:44Z-
dc.date.available2023-03-08T16:23:44Z-
dc.date.issued2022-08-29-
dc.identifier.citationLIMA FILHO, José Edson Alves de. Oferta de serviços públicos e eleição: modelo eleitoral à luz da teoria da decisão. 2022. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49294-
dc.description.abstractO presente trabalho discute a relação e as consequências da utilização da oferta de serviços públicos com viés eleitoral. É analisado como governantes, nomeados durante todo o trabalho de incumbente, sujeitos a processos eleitorais e buscando otimizar sua chance de reeleição ou de formarem sucessor, decidem o quanto e para quais setores da sociedade serão ofertados os serviços públicos. Da hipótese considerada e da construção do modelo, surge a possibilidade de que possíveis assimetrias regionais sejam explicadas em parte pela utilização dos recursos públicos de forma puramente eleitoral. Pois, o incumbente ao identificar que determinada região tende a retornar um quantitativo de votos maior que outra região, pode então intensificar os investimentos públicos para essa região. Para tal, é proposto um modelo teórico que estrutura o processo eleitoral em sociedades democráticas sob fundamentos microeconômicos. E assim, utilizando a Teoria da Decisão como ferramenta analítica, é construído um modelo comportamental eleitoral de oferta de serviços públicos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEleiçõespt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.subjectCiclos econômicospt_BR
dc.subjectPolítica Públicapt_BR
dc.titleOferta de serviços públicos e eleição : modelo eleitoral à luz da teoria da decisãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6422830424429718pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9198719438774908pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Economiapt_BR
dc.description.abstractxThis paper discusses the relationship and consequences of using the provision of public services with an electoral bias. It analyzes how governors, appointed during their incumbency, subject to electoral processes and seeking to optimize their chances of reelection or of forming a successor, decide how much and to which sectors of society public services will be offered. From the hypothesis considered and the construction of the model, there is the possibility that possible regional asymmetries are explained in part by the use of public resources in a purely electoral way. When the incumbent identifies that a certain region tends to return a higher number of votes than another region, he or she may then intensify public investments in that region. To this end, a theoretical model is proposed that structures the electoral process in democratic societies under microeconomic foundations. Thus, using Decision Theory as an analytical tool, an electoral behavioral model of public service supply is built.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Economia / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO José Edson Alves de Lima Filho.pdf3,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons