Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49274

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, José Ivanildo Felisberto de-
dc.contributor.authorSILVA, Anderson Rodrigo Oliveira da-
dc.date.accessioned2023-03-07T14:39:21Z-
dc.date.available2023-03-07T14:39:21Z-
dc.date.issued2023-02-01-
dc.identifier.citationSILVA, Anderson Rodrigo Oliveira da. Probabilidade subjetiva no ensino médio: constituição de indicadores epistêmicos e o conhecimento dos estudantes. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49274-
dc.description.abstractA probabilidade tem relevante papel social com o auxílio à leitura, interpretação e tomada de decisões em contextos de nossas vidas em sociedade nos quais a aleatoriedade se faz sempre presente. No campo da Educação Probabilística há a orientação para um trabalho em sala de aula que aborde a probabilidade e seus diferentes significados. A literatura atual aponta que estudos sobre as relações entre estudantes e a Probabilidade Subjetiva ainda se encontram raros. Esta pesquisa tem como foco central o Significado Subjetivo de Probabilidade e, como objetivo, investigar os conhecimentos sobre probabilidade subjetiva de estudantes do Ensino Médio à luz de indicadores epistêmicos. O construto teórico Indicadores Epistêmicos se constitui em uma das dimensões abordadas sobre a Teoria da Idoneidade Didática de Juan Godino. Metodologicamente, foram selecionados 10 estudantes do 3o ano do Ensino Médio de uma escola pública situada na cidade de Pesqueira-PE para responder a um instrumento diagnóstico organizado em três fases. A fase inicial, abordando problemas de probabilidade subjetiva; uma segunda fase com uma atividade de simulação, e uma terceira envolvendo todos os indicadores epistêmicos de probabilidade subjetiva elaborados no estudo. Para a categorização dos problemas e a análise dos livros didáticos, foram elaborados indicadores epistêmicos, baseados nos livros didáticos, BNCC e currículo local, para a probabilidade subjetiva. Os resultados apontaram para uma boa compreensão dos estudantes acerca do significado subjetivo, ainda que os livros didáticos tomem o caminho inverso, trabalhando e forma apenas fragmentada os significados de probabilidade e tendo como predominância o significado clássico. As análises apontam ainda que houve dificuldades relativas aos cálculos básicos de probabilidade, ao trabalho com probabilidade condicional, ou saída do espectro da equiprobabilidade. Problemas próximos daqueles encontrados nos livros didáticos apresentaram menores dificuldades de interpretação e manipulação algorítmica. Defendemos que a abordagem do saber probabilidade seja acompanhada de seus diferentes significados, de forma a desenvolver uma visão holística do conceito. Para que o letramento probabilístico seja contemplado em sua totalidade, o desenvolvimento dos conhecimentos de probabilidade deve se fazer presente, no intuito de que uma educação verdadeiramente concreta deixe de ser apenas utopia.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação estatísticapt_BR
dc.subjectProbabilidadept_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectProbabilidade Subjetivapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleProbabilidade subjetiva no ensino médio : constituição de indicadores epistêmicos e o conhecimento de estudantespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3445669651087213pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5068777580366565pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxProbability has a relevant social role in helping us to read, interpret and make decisions in contexts of our lives in society where randomness is always present. In the field of Probabilistic Education there is guidance for classroom work that addresses probability and its different meanings. The current literature points out that studies on the relationship between students and subjective probability are still rare. This research focuses on the Subjective Meaning of Probability and aims to investigate high school students' knowledge of subjective probability in light of epistemic indicators. The theoretical construct Epistemic Indicators constitutes one of the dimensions addressed on Juan Godino's Theory of Didactic Suitability. Methodologically, 10 3rd year high school students from a public school located in the city of Pesqueira-PE were selected to answer a diagnostic instrument organized in three phases. The initial phase, addressing problems of subjective probability; a second phase with a simulation activity, and a third involving all the epistemic indicators of subjective probability elaborated in the study. For the categorization of the problems and the analysis of the textbooks, epistemic indicators were elaborated, based on the textbooks, BNCC and local curriculum, for subjective probability. The results pointed to a good understanding of the students about the subjective meaning, although the textbooks take the opposite path, working only in a fragmented way the meanings of probability and having as predominance the classical meaning. The analyses also point out that there were difficulties related to the basic calculations of probability, working with conditional probability, or leaving the equiprobability spectrum. Problems close to those found in the textbooks presented fewer difficulties of interpretation and algorithmic manipulation. We advocate that the approach to probability be accompanied by its different meanings, in order to develop a holistic view of the concept. In order for the probabilistic literacy to be contemplated in its entirety, the development of probability knowledge must be present, so that a truly concrete education ceases to be merely a utopia.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Anderson Rodrigo Oliveira da Silva.pdf6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons