Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49274
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, José Ivanildo Felisberto de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Anderson Rodrigo Oliveira da | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-07T14:39:21Z | - |
dc.date.available | 2023-03-07T14:39:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-01 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Anderson Rodrigo Oliveira da. Probabilidade subjetiva no ensino médio: constituição de indicadores epistêmicos e o conhecimento dos estudantes. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49274 | - |
dc.description.abstract | A probabilidade tem relevante papel social com o auxílio à leitura, interpretação e tomada de decisões em contextos de nossas vidas em sociedade nos quais a aleatoriedade se faz sempre presente. No campo da Educação Probabilística há a orientação para um trabalho em sala de aula que aborde a probabilidade e seus diferentes significados. A literatura atual aponta que estudos sobre as relações entre estudantes e a Probabilidade Subjetiva ainda se encontram raros. Esta pesquisa tem como foco central o Significado Subjetivo de Probabilidade e, como objetivo, investigar os conhecimentos sobre probabilidade subjetiva de estudantes do Ensino Médio à luz de indicadores epistêmicos. O construto teórico Indicadores Epistêmicos se constitui em uma das dimensões abordadas sobre a Teoria da Idoneidade Didática de Juan Godino. Metodologicamente, foram selecionados 10 estudantes do 3o ano do Ensino Médio de uma escola pública situada na cidade de Pesqueira-PE para responder a um instrumento diagnóstico organizado em três fases. A fase inicial, abordando problemas de probabilidade subjetiva; uma segunda fase com uma atividade de simulação, e uma terceira envolvendo todos os indicadores epistêmicos de probabilidade subjetiva elaborados no estudo. Para a categorização dos problemas e a análise dos livros didáticos, foram elaborados indicadores epistêmicos, baseados nos livros didáticos, BNCC e currículo local, para a probabilidade subjetiva. Os resultados apontaram para uma boa compreensão dos estudantes acerca do significado subjetivo, ainda que os livros didáticos tomem o caminho inverso, trabalhando e forma apenas fragmentada os significados de probabilidade e tendo como predominância o significado clássico. As análises apontam ainda que houve dificuldades relativas aos cálculos básicos de probabilidade, ao trabalho com probabilidade condicional, ou saída do espectro da equiprobabilidade. Problemas próximos daqueles encontrados nos livros didáticos apresentaram menores dificuldades de interpretação e manipulação algorítmica. Defendemos que a abordagem do saber probabilidade seja acompanhada de seus diferentes significados, de forma a desenvolver uma visão holística do conceito. Para que o letramento probabilístico seja contemplado em sua totalidade, o desenvolvimento dos conhecimentos de probabilidade deve se fazer presente, no intuito de que uma educação verdadeiramente concreta deixe de ser apenas utopia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação estatística | pt_BR |
dc.subject | Probabilidade | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Probabilidade Subjetiva | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Probabilidade subjetiva no ensino médio : constituição de indicadores epistêmicos e o conhecimento de estudantes | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3445669651087213 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5068777580366565 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | Probability has a relevant social role in helping us to read, interpret and make decisions in contexts of our lives in society where randomness is always present. In the field of Probabilistic Education there is guidance for classroom work that addresses probability and its different meanings. The current literature points out that studies on the relationship between students and subjective probability are still rare. This research focuses on the Subjective Meaning of Probability and aims to investigate high school students' knowledge of subjective probability in light of epistemic indicators. The theoretical construct Epistemic Indicators constitutes one of the dimensions addressed on Juan Godino's Theory of Didactic Suitability. Methodologically, 10 3rd year high school students from a public school located in the city of Pesqueira-PE were selected to answer a diagnostic instrument organized in three phases. The initial phase, addressing problems of subjective probability; a second phase with a simulation activity, and a third involving all the epistemic indicators of subjective probability elaborated in the study. For the categorization of the problems and the analysis of the textbooks, epistemic indicators were elaborated, based on the textbooks, BNCC and local curriculum, for subjective probability. The results pointed to a good understanding of the students about the subjective meaning, although the textbooks take the opposite path, working only in a fragmented way the meanings of probability and having as predominance the classical meaning. The analyses also point out that there were difficulties related to the basic calculations of probability, working with conditional probability, or leaving the equiprobability spectrum. Problems close to those found in the textbooks presented fewer difficulties of interpretation and algorithmic manipulation. We advocate that the approach to probability be accompanied by its different meanings, in order to develop a holistic view of the concept. In order for the probabilistic literacy to be contemplated in its entirety, the development of probability knowledge must be present, so that a truly concrete education ceases to be merely a utopia. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Anderson Rodrigo Oliveira da Silva.pdf | 6 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons