Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49247

Share on

Title: Epistemologia e estética subalterna: um estudo sobre corpo e gestualidade drag queen a partir da deambulação.
Authors: ROCHA, João Pedro Nunes da
Keywords: Corpos em subalternidade; Gênero; Drag Queens; Estética
Issue Date: 28-Oct-2022
Citation: ROCHA, João Pedro Nunes da. Epistemologia e estética subalterna: um estudo sobre corpo e gestualidade drag queen a partir da deambulação. 2022. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Design, Núcleo de Design e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/CAA, Caruaru, 2022.
Abstract: O presente projeto de graduação corresponde ao Plano de Trabalho aprovado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq, Edição 2019-2020 sob o título: “Epistemologia e estética subalterna: um estudo sobre corpo e gestualidade Drag Queen a partir da deambulação”. Assim, buscamos problematizar a montaria de corpos subalternos que exaltam o ser feminino a partir da sua construção estética e epistêmica com vistas a pensar sobre que sentidos podem ser intuídos e observados nestes processos de subversão das ordens estética e de gênero. Evocar o tema da estética significa, para nós, ressaltar a potência dionisíaca do mundo, na fluidez dos gestos, nas roupas, no falar e nas corporeidades que compõem o dia a dia. Assim, exemplificamos pela estética feminina, em corpos subalternizados, o imaginário dos saberes que são corporificados em relação às Drags. O trajeto metodológico decorre de uma perspectiva etnográfica (CARVALHO, 2001) e sensível (CARVALHO; CARDOSO, 2015), um trajeto marcado pela ‘deambulação’ (DEBORD, 1958), a partir da análise dos espaços ocupados por Drags na cidade de Caruaru, em Pernambuco e pelas entrevistas realizadas com as Drag Queens Wenus Sunew, Banshee e Brittany.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49247
Appears in Collections:(CAA-ND): TCC - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC João Pedro Nunes da Rocha.pdf6,49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons