Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49235
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Sérgio Ricardo de Godoy | - |
dc.contributor.author | SILVA, João Paulo Galdino da | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-01T15:59:03Z | - |
dc.date.available | 2023-03-01T15:59:03Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-27 | - |
dc.identifier.citation | Silva, João Paulo Galdino. Potencialidades no uso de softwares educativos de música : Breve análise descritiva dos the ear gym, myeartraining e ouvido perfeito. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Música - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49235 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo compreender a tecnologia no ensino e aprendizado musical, e assim, evidenciar as potencialidades através da análise de softwares educativos musicais, por meio de uma breve análise descritiva dos aplicativos para celulares: The Ear Gym, MyEarTraining e Ouvido Perfeito. A metodologia empregada para pesquisa se deu através do método exploratório nas plataformas de dados: ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical), ABET (Associação Brasileira de Etnomusicologia), ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música) e o Google Acadêmico. O segundo método de pesquisa foi realizado a partir de uma análise descritiva dos aplicativos e de suas possíveis aplicações no ensino e aprendizagem musical ao serem utilizados por estudantes e professores de música. Os autores apontaram que os benefícios, mas também apontou riscos com uso dos aplicativos. | pt_BR |
dc.format.extent | 35f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aprendizagem musical | pt_BR |
dc.subject | Educação Musical e Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Aplicativos de música | pt_BR |
dc.title | Potencialidades no uso de softwares educativos de música : Breve análise descritiva dos the ear gym, myeartraining e ouvido perfeito. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work aims to understand technology in music teaching and learning, and thus, to emphasize the potential for use through the analysis of musical educational softwares, by a brief descriptive analysis of mobile applications: The Ear Gym, MyEarTraining and Ouvido Perfeito. The methodology used for this research was carried out through the exploratory method on data platforms: Brazilian Association of Music Education (ABEM), Brazilian Association of Ethnomusicology (ABET), National Association for Research and Graduate Studies in Music (ANPPOM) and Google Scholar. The second method to realize this research was performed out from a descriptive analysis of the applications and their possible applications in music teaching and learning when it is used by music students and teachers. The literature points out the benefits of using educational software, but also indicates the existence of risks with the use of application. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DMU) - Departamento de Música | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Música – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-8373-4936 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - João Paulo Galdino da Silva.pdf | 588,33 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons