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Título : O pensamento algébrico no 5o ano do ensino fundamental : explorando tarefas de valor omisso
Autor : MARQUES, Anailde Felix
Palabras clave : Álgebra; Ensino e aprendizagem; Anos iniciais; Teoria da objetivação
Fecha de publicación : 30-ago-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : MARQUES, Anailde Felix. O pensamento algébrico no 5o ano do ensino fundamental: explorando tarefas de valor omisso. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : A implementação da Base Nacional Comum Curricular proporcionou mudanças no cenário Brasileiro de pesquisas na área de Educação Matemática. Incluindo a álgebra como uma das suas unidades temáticas desde os primeiros anos escolares, de modo a enfatizar o desenvolvimento do pensamento algébrico. No entanto, esta discussão já era proposta e estudada há alguns anos no cenário internacional e vem sendo crescente o quantitativo de investigações e a discussão ao redor do ensino-aprendizagem de álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Na perspectiva da Teoria da Objetivação existem três elementos interligados que caracterizam o pensamento algébrico, sendo eles: a indeterminação, denotação e a analiticidade. Nessa perspectiva, este estudo objetiva caracterizar o pensamento algébrico revelado por estudantes do 5° ano do ensino fundamental ao resolverem tarefas que envolvem o valor omisso. Este estudo é de abordagem qualitativa, utilizando aspectos metodológicos da atividade de ensino-aprendizagem na perspectiva da Teoria da Objetivação e os elementos da análise multissemiótica ou multimodal descritos por Arzarello e seus colaboradores. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola particular localizada no interior do Rio Grande do Norte, na qual tivemos a participação de quatros estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental. Com relação ao desenvolvimento do estudo, os estudantes foram organizados em duas duplas. E como a discussão em torno do pensamento algébrico na Teoria da Objetivação pode ser mediado por componentes externos como os gestos, símbolos matemáticos, faz-se necessário utilizar aparelhos eletrônicos para as gravações de áudio e vídeo de todas as interações entre professora-estudantes e estudante-estudante no momento de resolução das tarefas (tarefa 1 – folhas de papel sulfite; tarefa 2 – receita culinária) que foram propostas. No momento da análise multissemiótica identificamos os mais diversos indícios dos elementos caracterizadores durante a resolução das tarefas de valor omisso como a percepção, os gestos e a linguagem natural, até mesmo a combinação deles, inclusive a dupla 1 evidencia os três elementos caracterizadores na resolução das duas tarefas. Para finalizar inferimos alguns apontamentos como: a dificuldade dos estudantes para trabalhar em dupla de forma colaborativa de modo a ouvir atentamente as ideias dos colegas e iniciar a busca por um consenso; a importância dos gestos; o uso do método de tentativa e erro demonstrando evidências do pensamento aritmético; e a não familiaridade com tarefas que exploram cinco ou seis problemas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49220
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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