Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49204

Compartilhe esta página

Título: “Apelando para a justiça de Deus, na voz da História” : a fabricação de passados por padres em Sobral (1922 - 1991)
Autor(es): ROCHA, Thiago Braga Teles da
Palavras-chave: História; Igreja e Estado – Igreja Católica; Historiografia; Padres da Igreja; Sacerdotes
Data do documento: 13-Fev-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ROCHA, Thiago Braga Teles da. “Apelando para a justiça de Deus, na voz da História” : a fabricação de passados por padres em Sobral (1922 - 1991). Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Ao longo de sua história, a cidade de Sobral foi apresentada por diferentes atores sociais como modelo. Este movimento tem grande relação com as narrativas historiográficas que foram produzidas, especialmente, por clérigos durante o século XX. Neste trabalho, são estudados textos escritos por sacerdotes católicos responsáveis por realizarem fabricações de passados sobre a cidade de Sobral, por meio da historiografia e de outros gêneros, como biografias, genealogias e livros de memórias, publicados entre os anos de 1922 e 1991. Tais textos são tratados como referências para a historiografia contemporânea e para o poder público e foram fundamentais para a construção de identidades e para o ordenamento do tempo em Sobral. Analisa-se o lugar social, a prática e a escrita das obras de cinco clérigos (Fortunato Alves Linhares, Vicente Martins da Costa, dom José Tupinambá da Frota, João Mendes Lira e Francisco Sadoc de Araújo), divididos em duas gerações, problematizando-se, a partir das respectivas operações historiográficas, as definições de arquivos, as construções de conceitos e a consolidação de narrativas historiográficas que proporcionaram a montagem de imagens sobre a cidade de Sobral que foram apropriadas, ao longo do tempo, pelo poder público, consolidando visões idealizadas de uma cidade modelar, católica e branca, que deveria ter seu modelo exportado para outras espacialidades. No primeiro capítulo, estuda-se sobre os protagonistas da escrita da história na cidade, tentando entender o lugar social de cada um. No capítulo seguinte, realiza-se uma análise sobre o fazer historiográfico realizado pelos clérigos, adentrando na prática e na escrita da história. No terceiro capítulo, analisa-se a construção de autoimagens associadas que ajudam a compor o conceito de sobralidade, fundamental para a política em Sobral. Por fim, no quarto capítulo, reflete-se sobre a produção de discursos na história, e a utilização destes pelo poder público, acerca das expedições para verificação da Teoria da Relatividade, no ano de 1919.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49204
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Thiago Braga Teles da Rocha.pdf4,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons