Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48815
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AQUINO, Fabíola Cristina de Oliveira Bento | - |
dc.contributor.author | MATOS, Renan Nascimento de Figueiredo | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-30T11:44:19Z | - |
dc.date.available | 2023-01-30T11:44:19Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-16 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-27 | - |
dc.identifier.citation | MATOS, Renan Nascimento de Figueiredo. Futsal escolar como ferramenta no estímulo do desenvolvimento cognitivo e social na terceira infância.2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48815 | - |
dc.description.abstract | No Brasil, o futsal é um esporte que está inserido no ambiente escolar, como parte do ensino de Educação Física. Além da popularidade, é uma ferramenta de aprendizado que traz benefícios físicos, cognitivos e psicomotores. Não obstante, é necessário que a prática esteja associada a um método teórico capaz de contemplar e alcançar os objetivos esperados, com respeito às etapas de planejamento e execução. Nessa perspectiva, o presente estudo objetificou compreender a influência do futsal no desenvolvimento cognitivo e social de crianças na terceira infância, através de uma revisão bibliográfica integrativa da literatura, com artigos de 2015 a 2022. Foram utilizados quatro artigos na revisão, selecionados das bases de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs). Foram encontrados trechos que comprovam a eficácia do futsal como ferramenta no desenvolvimento cognitivo e social de crianças na terceira infância, mas também dificuldades quanto à aplicabilidade e reflexos de uma má execução na maneira em que se dá esse desenvolvimento. É dever do profissional de Educação Física entender o seu papel no processo e a necessidade de estar empenhado na sua prática profissional eficaz, além de atentar-se para a importância do estudo acadêmico para aprofundar-se na temática. | pt_BR |
dc.format.extent | 20p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Futsal | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Cognitivo | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Social | pt_BR |
dc.title | Futsal escolar como ferramenta no estímulo do desenvolvimento cognitivo e social na terceira infância | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1960680810479007 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In Brazil, futsal is a sport that is inserted in the school environment, as part of the teaching of Physical Education. In addition to popularity, it is a learning tool that brings physical, cognitive and psychomotor benefits. Nevertheless, it is necessary that the practice is associated with a theoretical method capable of contemplating and reaching the expected objectives, with respect to the planning and execution stages. From this perspective, the present study aimed to understand the influence of futsal on the cognitive and social development of children in third childhood, through an integrative bibliographic review of the literature, with articles from 2015 to 2022. Four articles were used in the review, selected from the Scientific Electronic Library Online (Scielo), Latin American and Caribbean Literacy in Health Sciences (Lilacs) databases. Excerpts were found that prove the effectiveness of futsal as a tool in the cognitive and social development of children in third childhood, but also difficulties regarding the applicability and reflexes of a bad execution in the way in which this development takes place. It is the physical education professional's duty to understand their role in the process and the need to be committed to their effective professional practice, in addition to paying attention to the importance of academic study in order to delve into the subject. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC. Renan nascimeto de figueiredo matos.pdf | 219,99 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons