Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48815

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAQUINO, Fabíola Cristina de Oliveira Bento-
dc.contributor.authorMATOS, Renan Nascimento de Figueiredo-
dc.date.accessioned2023-01-30T11:44:19Z-
dc.date.available2023-01-30T11:44:19Z-
dc.date.issued2022-11-16-
dc.date.submitted2023-01-27-
dc.identifier.citationMATOS, Renan Nascimento de Figueiredo. Futsal escolar como ferramenta no estímulo do desenvolvimento cognitivo e social na terceira infância.2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48815-
dc.description.abstractNo Brasil, o futsal é um esporte que está inserido no ambiente escolar, como parte do ensino de Educação Física. Além da popularidade, é uma ferramenta de aprendizado que traz benefícios físicos, cognitivos e psicomotores. Não obstante, é necessário que a prática esteja associada a um método teórico capaz de contemplar e alcançar os objetivos esperados, com respeito às etapas de planejamento e execução. Nessa perspectiva, o presente estudo objetificou compreender a influência do futsal no desenvolvimento cognitivo e social de crianças na terceira infância, através de uma revisão bibliográfica integrativa da literatura, com artigos de 2015 a 2022. Foram utilizados quatro artigos na revisão, selecionados das bases de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs). Foram encontrados trechos que comprovam a eficácia do futsal como ferramenta no desenvolvimento cognitivo e social de crianças na terceira infância, mas também dificuldades quanto à aplicabilidade e reflexos de uma má execução na maneira em que se dá esse desenvolvimento. É dever do profissional de Educação Física entender o seu papel no processo e a necessidade de estar empenhado na sua prática profissional eficaz, além de atentar-se para a importância do estudo acadêmico para aprofundar-se na temática.pt_BR
dc.format.extent20p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFutsalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Cognitivopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Socialpt_BR
dc.titleFutsal escolar como ferramenta no estímulo do desenvolvimento cognitivo e social na terceira infânciapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1960680810479007pt_BR
dc.description.abstractxIn Brazil, futsal is a sport that is inserted in the school environment, as part of the teaching of Physical Education. In addition to popularity, it is a learning tool that brings physical, cognitive and psychomotor benefits. Nevertheless, it is necessary that the practice is associated with a theoretical method capable of contemplating and reaching the expected objectives, with respect to the planning and execution stages. From this perspective, the present study aimed to understand the influence of futsal on the cognitive and social development of children in third childhood, through an integrative bibliographic review of the literature, with articles from 2015 to 2022. Four articles were used in the review, selected from the Scientific Electronic Library Online (Scielo), Latin American and Caribbean Literacy in Health Sciences (Lilacs) databases. Excerpts were found that prove the effectiveness of futsal as a tool in the cognitive and social development of children in third childhood, but also difficulties regarding the applicability and reflexes of a bad execution in the way in which this development takes place. It is the physical education professional's duty to understand their role in the process and the need to be committed to their effective professional practice, in addition to paying attention to the importance of academic study in order to delve into the subject.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC. Renan nascimeto de figueiredo matos.pdf219,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons