Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48750

Share on

Title: Priorização das atividades de manutenção através de indicadores e da Análise dos Efeitos e Modos de Falha (FMEA): estudo de caso em uma indústria de alimentos
Authors: SOUSA, Bruno Barbosa Cavalcante de
Keywords: Engenharia de Produção; Indicadores de manutenção; MTBF; Disponibilidade; FMEA
Issue Date: 14-Dec-2021
Citation: SOUSA, Bruno Barbosa Cavalcante de. Priorização das atividades de manutenção através de indicadores e da Análise dos Efeitos e Modos de Falha (FMEA): estudo de caso em uma indústria de alimentos. 2021. 50 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Departamento de Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Com o passar dos anos e a geração de novas tecnologias para melhoria de desempenho dos equipamentos está se tornando cada vez mais complexa a gestão dos ativos de uma indústria. Por isso os setores de uma organização precisam de indicadores que gerem informações relevantes e úteis para auxiliar na tomada de decisão. Na manutenção não é diferente, a gestão do setor deve trabalhar para atender as demandas de serviço contando com recursos limitados para sua realização. Por isso é de suma importância distinguir aqueles serviços que devem ser atendidos com prioridade, daqueles que podem ser tratados com menor urgência. É nesse sentido que esta pesquisa vem dar sua contribuição, apresentando um modelo proposto, para um estudo de caso em uma indústria de alimentos, com o objetivo de auxiliar na resolução dos problemas de priorização dos serviços de manutenção na empresa. Para atingir tal objetivo, o estudo utiliza os indicadores de manutenção: MTBF, MTTR e disponibilidade para selecionar um equipamento mais crítico para a planta. Uma vez determinado o equipamento a ser estudado foi aplicada a ferramenta FMEA para realizar uma análise dos modos de falha da máquina, sugerindo ações corretivas para as falhas e gerando um número de prioridade para direcionar o atendimento das não conformidades. Como resultado da aplicação do modelo na empresa estudada foi elaborada uma política de manutenção preventiva para o equipamento visando atacar as anomalias encontradas e, consequentemente, diminuir as quebras inesperadas durante a sua operação e aumentar a disponibilidade do equipamento para produção.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48750
Appears in Collections:(TCC) - Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRUNO BARBOSA CAVALCANTE DE SOUSA.pdf995,97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons