Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48711

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLEÃO, Maria Sandra Montenegro-
dc.contributor.authorLOURO, Fabiana dos Santos-
dc.date.accessioned2023-01-20T19:42:56Z-
dc.date.available2023-01-20T19:42:56Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.identifier.citationLOURO, Fabiana dos Santos. Caminhos para o reencantamento da vida: entre demandas e práticas de cuidado e acolhimento em espaços acadêmicos da UFPE. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48711-
dc.description.abstractA pesquisa tem como objeto de estudo dois programas que visam promover o bem-estar dentro da comunidade acadêmica, são eles: Programa de saúde mental e bem-estar do Centro de Artes e Comunicação e Espaço de Acolhimento do Centro de Educação, ambos da Universidade Federal de Pernambuco. O objetivo principal da pesquisa é: problematizar os sentidos de cuidado e de acolhimento presentes nas falas dos entrevistados, dos participantes do questionário e dos documentos analisados. Os objetivos específicos são: elaborar um Estado da Arte do Conhecimento sobre saúde mental, cuidado e acolhimento dentro da Universidade; aprofundar a discussão sobre a relevância de práticas e políticas públicas/institucionais de saúde mental e cuidado na Universidade, bem como sobre as problemáticas advindas da reprodução dos valores neoliberais da educação na Universidade; identificar os impasses na vida acadêmica e as relações subjetivas/significância das ações que contribuem para o reencantamento da vida dentro do ambiente universitário. O Referencial Teórico é baseado na produção de Leonardo Boff referente ao tema cuidado em diálogo com autores que levantam a discussão sobre a Razão-Mundo neoliberal, como a produção de Pierre Dardot (filósofo e pesquisador) e Christian Laval (sociólogo e pesquisador), reforçados pela noção de sofrimento do homem neoliberal por Christian Dunker, Nelson da Silva Junior e Vladimir Safatle. A inspiração de decolonialidade aparece na pesquisa para denunciar relações de subalternização de outros saberes com o referencial de Ailton Krenak (líder indígena, filósofo, escritor) e a compreensão sobre o conceito de desencanto e encanto da vida, serão referenciados Luiz Antônio Simas (professor, historiador e pesquisador da cultura popular brasileira), Luiz Rufino (professor, pedagogo e pesquisador). Esta pesquisa é de cunho Qualitativo, com concepção Construtivista Social, modelo de Estudo de Casos Múltiplos, de nível Exploratório e com inspiração na Sociopoética e os dados foram colhidos através de análise documental, questionário semiaberto e entrevista semiestruturada. O Programa de saúde mental e bem-estar do Centro de Artes e Comunicação e Espaço de Acolhimento do Centro de Educação demonstraram ser possibilidades concretas no que tange a categoria do Cuidado e Encantamento em práticas pedagógicas da UFPE, além de estarem alinhados a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão. Pesquisas com essa temática, e iniciativas que se aliem a Ética do Cuidado na Universidade, são caminhos para o enfrentamento dos impasses vividos pela comunidade acadêmica, devido principalmente aos valores neoliberais inseridos na educação e nas relações humanas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAcolhimento na universidadept_BR
dc.subjectProgramas de saúde – Bem-estar e saúde mentalpt_BR
dc.subjectÉtica do cuidadopt_BR
dc.subjectEncantamento e reencantamento da vidapt_BR
dc.titleCaminhos para o reencantamento da vida : entre demandas e práticas de cuidado e acolhimento em espaços acadêmicos da UFPEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6637452676683764pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2562864342968393pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research focuses on two UFPE programs that enable the promotion of well-being and health in the academic community; they are: Mental Health and Well-Being (Arts and Communication Center-Department) and Reception Space (Education Center-Department). The research’s main objective is: to problematize the meanings of care and embracement present in the statements of the interviewees, of the participants, of the questionnaire and of the analyzed documents. The specific objectives are: to elaborate a State of the Art of Knowledge on mental health, care and embracement within from the University; deepen the discussion on the relevance of public/institutional practices and policies for mental health and care at the University, as well as on the problems arising from the reproduction of neoliberal values of education at the University; identify the impasses in academic life and the subjective relationships/significance of actions that contribute to the re-enchantment of life within the university environment. The two basis theory authors were Leonardo Boff and Ailton Krenak, in dialogue with authors who raised discussions regarding Neoliberal-rational, such as Pierre Dardot (philosopher and researcher) and Christian Laval (sociologist and researcher). The inspiration of decoloniality appears in the research to denounce relations of subordination regarding the concepts of disenchantment and enchantment of life; based on the works of Luiz Antônio Simas (teacher, historian and researcher of Brazilian popular culture) and Luiz Rufino ( teacher, pedagogue and researcher). This research is of a qualitative nature with a social constructivist concept; multiple case study model; at an exploratory level and inspired by socio-poetics and the data collected through document analysis, semi-open questionnaire and semi-structured interview. The Mental health and well-being program of the Arts and Communication Center and Reception Space of the Education Center proved to be concrete possibilities regarding the category of Care and Enchantment in pedagogical practices at UFPE, in addition to being aligned with the Teaching, Research and Extension triad. Research on this theme, as well as initiatives that combine the ethics of care in academic institutions, are ways to face the stalemate experienced by the academic community, mainly due to harmful neoliberal values inserted in education and human relations.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Fabiana dos Santos Louro.pdf5,46 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons