Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48625

Compartilhe esta página

Título: Impactos da microbiota intestinal em portadores de diabetes mellitus tipo 2: uma revisão integrativa
Autor(es): NASCIMENTO, Mariana Monteiro do
Palavras-chave: Resistência Insulínica; Modulação Probiótica; Trato Gastrointestinal; Doenças Crônicas Não Transmissíveis
Data do documento: 25-Out-2022
Citação: NASCIMENTO, Mariana Monteiro do. Impactos da microbiota intestinal em portadores de diabetes mellitus tipo 2: uma revisão integrativa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Farmácia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A diabetes mellitus (DM) é um importante e crescente problema de saúde para a maioria dos países do mundo. Caracterizada pelo aumento da glicemia advindo da hiporresponsividade à insulina, a DM possui vários fatores associados a sua evolução, como é o caso de alterações da microbiota intestinal, que desempenha um papel importante no distúrbio. Diante disso, uma hipótese levantada para maior controle de aspectos relacionados a glicemia é o uso de probióticos como terapia alternativa no tratamento da diabetes, que atualmente tem seu foco na utilização de medicamentos que possuam efeitos antiglicêmicos e mudança de estilo de vida. Levando isso em consideração, o estudo teve como objetivo reunir informações, através de uma revisão integrativa da literatura, sobre a relação da microbiota intestinal e a diabetes mellitus tipo 2 (DM2), avaliando o impacto das alterações da composição bacteriana em variáveis clinicas da DM2. Além disso, foi avaliado estudos com suplementação de probióticos e outras alternativas terapêuticas para síntese de dados sobre efeitos positivos da inserção dessas substancias na diabetes. A pesquisa foi realizada nas bases de dados PubMed e ScienceDirect com os seguintes descritores “Microbiota intestinal” e “diabetes”, pesquisados em inglês. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade, sendo eles, artigos publicados entre os anos de 2017 a 2022, escritos em inglês, estudos com texto completo gratuito, publicados em anais de revista internacional, artigos relacionados ao tema central e estudos clínicos, a amostra final foi de 14 artigos, os quais foram utilizados para a elaboração da presente revisão integrativa. Portanto, a síntese desses estudos forneceu uma base para a provável relação microbiota intestinal e DM2, indicando aspectos que podem ser relacionados tanto negativamente quanto positivamente com a doença metabólica. Os achados mostram que isso se dá a partir de mecanismos bacterianos que incluem: aumento da permeabilidade intestinal e alterações nos produtos do metabolismo bacteriano. Esses mecanismos desencadeiam uma serie de fatores prejudiciais ao portador da DM2, como é o caso da resistência a insulina e aumento de processo inflamatório, característicos de pacientes diabéticos. Além disso, indicou uma possível relação benéfica entre uso de probióticos e melhoria do quadro clinico da diabetes, sendo assim, pode ser visto como um objeto de estudo promissor para pesquisas futuras a fim de elucidar, com maior robustez, os mecanismos entre a microbiota e o DM2.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48625
Aparece nas coleções:(TCC) - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Mariana Monteiro do Nascimento.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons