Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48579

Share on

Title: Consumo de alimentos ultraprocessados em jovens universitários e sua associação com o excesso de peso e de gordura corporal
Authors: SILVA, Thaís Maria de Oliveira
Keywords: Universitários; Consumo Alimentar; Excesso de Peso; Gordura Corporal; Estilo de Vida
Issue Date: 14-Oct-2022
Citation: SILVA, Thaís Maria de Oliveira. Consumo de alimentos ultraprocessados em jovens universitários e sua associação com o excesso de peso e de gordura corporal. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Nutrição) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O objetivo deste estudo foi avaliar o consumo de alimentos ultraprocessados e sua associação com o excesso de peso e de gordura corporal em jovens universitários. Trata-se de um estudo transversal aninhado a uma coorte com 231 ingressantes em cursos da área de saúde de dois campi da Universidade Federal de Pernambuco. Foram mensurados o peso e a altura, que serviram de base para o cálculo do índice de massa corporal. Para identificar a obesidade abdominal, foi utilizado o índice circunferência da cintura e o excesso de gordura corporal foi avaliado através da bioimpedância elétrica. O consumo alimentar foi avaliado por meio de um questionário de frequência alimentar qualitativo e a partir dele os alimentos foram classificados em dois grupos (in natura e ultraprocessados), de acordo com o novo Guia Alimentar para a População Brasileira. O modelo conceitual também incluiu variáveis demográficas e do estilo de vida. A construção do banco de dados e análise estatística foi realizada com o auxílio do programa Statistical Package for Social Sciences - SPSS versão 13.0. A força de associação entre as variáveis dependentes e independentes foi avaliada pelo teste do qui-quadrado de Pearson e foi utilizado o nível de significância de 5% para rejeição da hipótese de nulidade. Foi evidenciado que 71,4% da amostra eram do sexo feminino, com idade média de 20,0 ± 4,2 anos. Dentre os estudantes, 35,0% eram inativos/sedentários, 30,3% consumiam bebidas alcoólicas e 2,2% eram tabagistas. Foram evidenciadas frequências de 23,4% e 49,1% para o excesso de peso e de gordura corporal e cerca de 20,0% eram obesos abdominais. Dentre os alimentos mais consumidos diariamente foram encontrados o arroz e o feijão, porém, foi evidenciado baixo consumo de frutas, verduras e hortaliças. O excesso de peso esteve associado ao consumo de bebidas alcoólicas e ao menor consumo de alimentos ultraprocessados, apresentando uma tendência de associação com a maior faixa etária e o maior nível de atividade física, enquanto que o excesso de gordura corporal esteve associado à faixa etária ≤ 19 anos. Pode-se constatar que os estudantes apresentam maus hábitos alimentares e de estilo de vida, e a causalidade reversa pode explicar a associação entre excesso de peso e menor consumo de ultraprocessados e maior nível de atividade física.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48579
Appears in Collections:(TCC) - Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Thaís Maria de Oliveira Silva.pdf769,76 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons