Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48571
Share on
Title: | Projeto didático : o ensino dos gêneros textuais em tempos de distanciamento social |
Authors: | SILVA, Gabrielle Claudino da |
Keywords: | ensino de língua portuguesa remoto; produção de texto; ferramentas digitais; gêneros textuais |
Issue Date: | 3-Nov-2022 |
Citation: | SILVA, Gabrielle Claudino da. Projeto didático : o ensino dos gêneros textuais em tempos de distanciamento social. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Licenciatura em Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | O presente artigo tem por objetivo elaborar um projeto didático para turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, para isso, refletimos sobre o ensino de Língua Portuguesa, em especial sobre as adaptações para o trabalho com os eixos de ensino, como o eixo de escrita na perspectiva dos gêneros textuais, em um contexto de ensino remoto. Nesse sentido, tomamos como referencial teórico estudos acerca do ensino de gêneros textuais, ensino de Língua Portuguesa e uso de tecnologias na educação, em especial, as proposições de Antunes (2003), Coscarelli (2006; 2014), Geraldi (2004; 2011), Marcuschi (2005), Bakhtin (2000; 2003), Ribeiro (2011) e outros. Ao tomarmos esses referenciais como base, tecemos nossos estudos e reflexões, e a partir destes, o resultado foi a elaboração de um Projeto didático com duração bimestral voltado para o 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas, tendo como objetivo abranger alunos em situação de vulnerabilidade econômica e abrandar as dificuldades vivenciadas pelos discentes, conduzindo-os para um caminho de inclusão no âmbito escolar. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48571 |
Appears in Collections: | (TCC) - Letras - Português |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Gabrielle Claudino da Silva.pdf | 2,15 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License