Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48510

Compartilhe esta página

Título: O design para adaptabilidade no Brasil : um debate entre a Biomimética e a produção acadêmica atual
Autor(es): HENRIQUES, José Evandro de Moura Rosa
Palavras-chave: Planejamento e contextualização de artefatos; Design para adaptabilidade; Arquitetura; Biomimética; Natureza; Arquitetura animal
Data do documento: 10-Nov-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: HENRIQUES, José Evandro de Moura Rosa. O design para adaptabilidade no Brasil: um debate entre a Biomimética e a produção acadêmica atual. 2022. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Considerando a problemática referente ao grande desafio ambiental contemporâneo, essa dissertação enfatiza o papel dos designers e arquitetos frente ao olhar à Natureza, pela conexão com a Biologia, e fundamentalmente ao conceito de Adaptabilidade. Isso pois o Design para Adaptabilidade (DfAD) tem se revelado como uma alternativa projetual em ascensão na Arquitetura. Nesse sentido, e baseando-se em uma pesquisa em desenvolvimento pelo Adaptable Futures Group, o objetivo geral dessa pesquisa é criar uma compreensão da discussão acadêmica brasileira recente sobre o DfAD. Para isso, foi criado um quadro comparativo inter- relacionando as estratégias projetuais adaptáveis (EPs) relativas à três lentes de análise: (1) DfAD na Natureza com olhar à Arquitetura Animal; (2) DfAD na Arquitetura Contemporânea, conforme definido por Schmidt III e Austin (2016); (3) DfAD na Arquitetura Contemporânea Brasileira, de acordo com a atual produção acadêmica nacional. Notou-se, dentre algumas considerações, a baixa quantidade de estudos que exploram profundamente a definição de Adaptabilidade no Brasil (sendo a maioria relativos à Flexibilidade) e a inexistência de debates acerca do meio natural, apesar da forte ligação das EPs na Arquitetura com àquelas encontradas na Natureza – o que constitui uma grande lacuna para investigações futuras. Propôs-se, por fim, a visão do DfAD enquanto prática projetual Biomimética a ser aplicada na Arquitetura.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48510
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO José Evandro de Moura Rosa Henriques.pdf8,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons