Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48447

Share on

Title: Tecnologias digitais : contribuições e desafios em práticas de Letramento em aulas remotas de português
Authors: FONSECA, Júlia Quirino Leite da
Keywords: Multiletramentos; TDICs; BNCC; Pandemia
Issue Date: 31-Oct-2022
Citation: FONSECA, Júlia Quirino Leite da. Tecnologias Digitais : Contribuições e desafios para práticas de letramento em aulas remotas de português. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras português - Licenciatura). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo explorar bibliograficamente as práticas de letramento experienciadas em aulas remotas de português durante a pandemia provocada pela covid-19, analisando possíveis contribuições e desafios, suscitados pela necessidade de um acentuado uso das novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Para isso, terá como ponto de partida estudos realizados na Linguística Textual, em torno dos conceitos de leitura, texto e multiletramentos; seguido de análises sobre as Tecnologias Digitais e como estas estão relacionadas ao documento normativo, a Base Nacional Curricular Comum. Por fim, reflexões teórico-metodológicas desenvolvidas por professores e pesquisadores no livro “Tecnologias Digitais e Escola: reflexões no projeto Aula Aberta durante a pandemia”, serão o principal objeto de estudo e revisão bibliográfica, que apontarão não somente para as dificuldades enfrentadas por educadores e alunos neste período, mas também levantarão possibilidades de situações de aprendizagem que levem em consideração um mundo multimodal e multicultural, a partir do uso das TDICs, proporcionando a ressignificação de práticas nas aulas de língua portuguesa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48447
Appears in Collections:(TCC) - Letras - Português

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Júlia Quirino Leite da Fonseca.pdf306,19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons