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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48295

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Título: NOIRBLUE : As fissuras anticoloniais e a prática performativa de Ana Pi
Autor(es): BEBIANO, Lucas Antonio
Palavras-chave: Estudos da Performance; Estudos Decoloniais; Estudos Negros; Poética da Relação
Data do documento: 28-Out-2022
Citação: BEBIANO, Lucas. NOIRBLUE : As fissuras anticoloniais e prática performativa de Ana Pi. Trabalho de Conclusão de Curso (Teatro - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O presente trabalho materializa sua discussão em torno do solo NoirBLUE (2017) da artista franco-brasileira Ana Pi (MG), propondo um desdobramento de sua poética, tomando-a como referência para a identificação de fissuras anticoloniais na leitura e prática contemporânea das artes da cena não ocidentais. Para isso, de forma geral, a pesquisa se compromete com uma análise crítico-reflexiva do solo de Pi, e de maneira específica, traça uma articulação entre diferentes propostas críticas que desestabilizam uma certa ideia ou imagem de arte ocidental. A discussão é fomentada a partir da intersecção entre os estudos decoloniais e os estudos da performance, especificamente os escritos de Josette Féral (2008), Jota Mombaça (2021) e Walter Mignolo (2010). Como um todo, a análise empreendida se guia a partir da Poética da Relação (2021) do escritor e pensador da Diáspora Negra Édouard Glissant (2005, 2021), uma abordagem metodológica que, aplicada a esta pesquisa, é responsável por identificar elementos que Glissant chama de “linguagem crioula” no respectivo objeto de estudo: o solo NoirBLUE.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48295
Aparece nas coleções:(TCC) - Teatro

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