Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48295
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SIQUEIRA, Elton Bruno Soares de | - |
dc.contributor.author | BEBIANO, Lucas Antonio | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-20T13:47:19Z | - |
dc.date.available | 2022-12-20T13:47:19Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-28 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-16 | - |
dc.identifier.citation | BEBIANO, Lucas. NOIRBLUE : As fissuras anticoloniais e prática performativa de Ana Pi. Trabalho de Conclusão de Curso (Teatro - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48295 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho materializa sua discussão em torno do solo NoirBLUE (2017) da artista franco-brasileira Ana Pi (MG), propondo um desdobramento de sua poética, tomando-a como referência para a identificação de fissuras anticoloniais na leitura e prática contemporânea das artes da cena não ocidentais. Para isso, de forma geral, a pesquisa se compromete com uma análise crítico-reflexiva do solo de Pi, e de maneira específica, traça uma articulação entre diferentes propostas críticas que desestabilizam uma certa ideia ou imagem de arte ocidental. A discussão é fomentada a partir da intersecção entre os estudos decoloniais e os estudos da performance, especificamente os escritos de Josette Féral (2008), Jota Mombaça (2021) e Walter Mignolo (2010). Como um todo, a análise empreendida se guia a partir da Poética da Relação (2021) do escritor e pensador da Diáspora Negra Édouard Glissant (2005, 2021), uma abordagem metodológica que, aplicada a esta pesquisa, é responsável por identificar elementos que Glissant chama de “linguagem crioula” no respectivo objeto de estudo: o solo NoirBLUE. | pt_BR |
dc.format.extent | 45f. | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Estudos da Performance | pt_BR |
dc.subject | Estudos Decoloniais | pt_BR |
dc.subject | Estudos Negros | pt_BR |
dc.subject | Poética da Relação | pt_BR |
dc.title | NOIRBLUE : As fissuras anticoloniais e a prática performativa de Ana Pi | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6083982032384783 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9873616369915131 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work materializes around the discussion of the solo NoirBLUE (2017) by the French-Brazilian artist Ana Pi (MG), proposing an unfolding of her poetics, taking it as a reference for the identification of anti-colonial fissures in the reading and contemporary practice of non-Western scene arts. For this, in a general way, the research is committed to a critical-reflexive analysis of Pi's solo, and in a specific way, it traces an articulation between different critical proposals that destabilize a certain idea or image of Western art. The discussion is fostered from the intersection between decolonial studies and performance studies, specifically the writings of Josette Féral (2008), Jota Mombaça (2021) and Walter Mignolo (2010). As a whole, the analysis undertaken is guided by the Poetics of Relation (2021) of the writer and thinker of the Black Diaspora Édouard Glissant (2005, 2021), a methodological approach that, applied to this research, is responsible for identifying elements that Glissant calls "Creole language" in the respective object of study: the NoirBLUE solo. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DA) - Departamento de Artes | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Teatro – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-7708-3623 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Teatro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC LUCAS ANTONIO BEBIANO.pdf | 393,07 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons