Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48167

Share on

Title: Influência dos fatores meteoceanográficos na composição e biomassa de algas arribadas em duas praias de Pernambuco
Authors: SILVA JÚNIOR, Cledson Pedro da
Keywords: Oceanografia; Macroalga; Bloom; Bryopsis; PAR; Sargaço
Issue Date: 25-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SILVA JÚNIOR, Cledson Pedro da. Influência dos fatores meteoceanográficos na composição e biomassa de algas arribadas em duas praias de Pernambuco. 2022. Dissertação (Mestrado em Oceanografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Algas arribadas ocorrem como eventos naturais de origem dinâmica, e suas causas podem estar associadas a diferentes fatores meteoceanográficos ou relacionadas aos impactos ambientais de origem antrópica. Este estudo teve como objetivo analisar a influência dos diferentes fatores meteoceanográficos, tais como ventos, ondas, pluviosidade, radiação solar e nutrientes, na composição e biomassa de algas arribadas, nas praias de Candeias e Tamandaré, litoral de Pernambuco - Brasil. Foram realizadas 6 campanhas em cada praia entre os anos de 2020 e 2021, durante o período seco e chuvoso. Para as coletas de dados biológicos foram utilizados 9 transectos de 10m, com três quadrados de 25x25cm cada, totalizando 27 amostras por campanha em 1 km de extensão de cada praia. Para análise da qualidade da água foram coletadastrês amostras de 500 mL de água do mar por campanha em áreas adjacentes aos pontos amostrados. Os dados de vento, onda e irradiação solar foram coletados em base de dados da NOAA, e os dados de pluviosidade foram obtidos na Agência Pernambucana de Água e Clima (APAC). Dentre as macroalgas coletadas, foram identificados 41 gêneros, sendo 23 Rhodophyta, 11 Chlorophyta e 8 Ochrophyta, distribuídas em 22 ordens. Oito gêneros ocorreram exclusivamente em Tamandaré e 3, em Candeias. Ochrophyta foi o principal filo em termos de biomassa, seguido de Chlorophyta e Rhodophyta. Em Candeias, a biomassa das algas verdes foi superior às de pardas e vermelhas enquanto em Tamandaré, algas pardas. Dos 41 gêneros, 13 foram responsáveis por 95% do total da biomassa coletada, sendo Bryopsis (29,6%) e Dictyopteris (26,7%), os principais. Foi identificada uma floração de Bryopsis em Candeias, que alterou significativamente a biomassa para a região. As estações do ano influenciaram a biomassa em Candeias, sendo maior no período seco. Ao contrário, em Tamandaré, o ambiente é mais homogêneo, não havendo diferença significativa entre as estações. Foram detectados valores de nutrientes (fosfato, nitrito e nitrato) elevados em Candeias, caracterizando a à região, como ambiente eutrofizado. Em Tamandaré, os valores de nutrientes foram baixos e não apresentaram diferenças entre as estações. As algas arribadas em Candeias apresentaram maior correlação com os fatores químicos e radiação fotossinteticamente ativa, corroborando com os resultados obtidos para biomassa, com a dominância de Bryopsis, e das algas vermelhas Gracilaria, Chondracanthus e Hypnea, que são bioindicadoras de ambientes eutrofizados. Por outro lado, as algas arribadas em Tamandaré responderam melhor aos fatores físicos mecânicos, como ondas e vento. Foi possível aferir como os fatores ambientais e atividade humana podem alterar e influenciar a composição das algas arribadas. Praias mais preservadas apresentaram uma composição de algas arribadas mais homogênea, prevenindo a ocorrência de florações.
Description: VASCONCELOS, Edson Régis Tavares Pessoa P. de, também é conhecido em citações bibliográficas por: VASCONCELOS, Edson Régis Tavares Pessoa Pinho de.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48167
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Oceanografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Cledson Pedro da Silva Júnior.pdf3,88 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons