Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48004

Compartilhe esta página

Título: Literatura e ensino : reflexões sobre o modernismo de Mário de Andrade trabalhado em livros didáticos do ensino médio
Autor(es): CARNEIRO, Letícia de Freitas
Palavras-chave: Mário de Andrade; Modernismo no Brasil; Projeto Literário; Literatura e Ensino
Data do documento: 27-Out-2022
Citação: CARNEIRO, Letícia de Freitas. Literatura e ensino : reflexões sobre o modernismo de Mário de Andrade trabalhado em livros didáticos do ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O presente artigo aborda o projeto de literatura modernista de Mário e Andrade, analisando como a descoberta do sujeito fragmentado e do inconsciente impactaram fundamentalmente a poética deste autor. Objetiva, também, analisar como a obra de Mário de Andrade chega às salas de aula de literatura, através dos livros didáticos de português adotados, e como esse aspecto do inconsciente, essencial de sua literatura, é deixada de lado pelos livros, que trabalham sua obra de forma pouco aprofundada. Observa-se, então, o perfil do autor, sua vida, principais obras e contextos de produção, suas principais contribuições para o Modernismo no Brasil, seu projeto de literatura baseado no subconsciente e, da sua obra, o que efetivamente chega à sala de aula e entra em contato com os alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48004
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Letícia de Freitas Carneiro.docx.pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons