Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48004

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFRANÇA, Eduardo de Melo-
dc.contributor.authorCARNEIRO, Letícia de Freitas-
dc.date.accessioned2022-11-28T15:21:35Z-
dc.date.available2022-11-28T15:21:35Z-
dc.date.issued2022-10-27-
dc.date.submitted2022-11-26-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Letícia de Freitas. Literatura e ensino : reflexões sobre o modernismo de Mário de Andrade trabalhado em livros didáticos do ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48004-
dc.description.abstractO presente artigo aborda o projeto de literatura modernista de Mário e Andrade, analisando como a descoberta do sujeito fragmentado e do inconsciente impactaram fundamentalmente a poética deste autor. Objetiva, também, analisar como a obra de Mário de Andrade chega às salas de aula de literatura, através dos livros didáticos de português adotados, e como esse aspecto do inconsciente, essencial de sua literatura, é deixada de lado pelos livros, que trabalham sua obra de forma pouco aprofundada. Observa-se, então, o perfil do autor, sua vida, principais obras e contextos de produção, suas principais contribuições para o Modernismo no Brasil, seu projeto de literatura baseado no subconsciente e, da sua obra, o que efetivamente chega à sala de aula e entra em contato com os alunos.pt_BR
dc.format.extent31f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMário de Andradept_BR
dc.subjectModernismo no Brasilpt_BR
dc.subjectProjeto Literáriopt_BR
dc.subjectLiteratura e Ensinopt_BR
dc.titleLiteratura e ensino : reflexões sobre o modernismo de Mário de Andrade trabalhado em livros didáticos do ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775321J4&tokenCaptchar=03AEkXODAlg312TqMZ9SgWJsx0IIMC9NVW_tlylEsQYSXw2Cit-j7MmUH4Zxz64Rz5IiFpxr_gQ_1eIhJ5OOCCSRQBQ-dtbupRkiZchPF2UxxOo-P_IbAapKNioCN-LvYQvB5OeLQdVkuZs6Q4i0pbUf3DLVEdxyB96fHc_8NbD-oHf2a9xX65Wns9qMsEzc-MpqnihbTJvr_WLVkLENbh9bM3hI3l6cAO5XQO1EitANXK7X6R5uzOgDPiQtZgwnqCWEQchZ500CImph4Wk1NE5W1RBoicfiKUAidsrsxEUMTg-iyh9ZKzfudo9Df6uyyLkAiRoS9qHDCv7NYi9SsVQb232bfxgpVjxYhHaiR-dXmcAJrXE1ikZUwsJJCjpaqoVhR5eUMlk5AiG5-cBblgsxwURL2Qqf4l7iX9v7kd3mGVeAs1o_bd-TTF9JipiDW92KSDF1PVwIQnWn1uSsEaIFMZbEggZuEMPHaM47hFJLixArXL1WzxG0clBHKpS4myvUBrLlxjtQBiHXAsnK1uTubSiDwJtUh60gpt_BR
dc.description.abstractxThis article addresses the modernist literature project of Mario de Andrade, analyzing how the discovery of the fragmented subject and the unconscious fundamentally impacted the poetics of this author. It also aims to analyze how the work of Mario de Andrade reaches the classrooms of literature through the Portuguese textbooks adopted and how this aspect of the unconscious, essential to his literature, is left out by the books, which work their work in a little depth. It is then possible to observe the author's profile, his life, main works and production contexts, his main contributions to Modernism in Brazil, his literature project based on the subconscious and, from his work, what effectively reaches the classroom and get in touch with students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Letícia de Freitas Carneiro.docx.pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons