Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47982

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Alexsandro da-
dc.contributor.authorLIMA, Rauany Suziany da Silva-
dc.date.accessioned2022-11-25T23:52:42Z-
dc.date.available2022-11-25T23:52:42Z-
dc.date.issued2022-11-01-
dc.date.submitted2022-11-24-
dc.identifier.citationLIMA, Rauany Suziany da Silva. LETRAMENTO LITERÁRIO: contribuições para a formação integral de estudantes leitores do curso de pedagogia do caa/ufpe. 2022. 21 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47982-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta o letramento literário como um processo contínuo que se dá a partir de experiências de leitura de textos literários, contribuindo para a formação integral de estudantes-leitores. Discutimos sobre alguns termos que estão relacionados com a temática central, tal como letramento e leitura literária, para compreendermos os seus sentidos. Pretendemos, com este trabalho, investigar contribuições das práticas de letramento literário para a formação integral de estudantes-leitores do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste. Baseamos nosso estudo em autores como Cosson (2006), Soares (2004) e Rosa (2010), que discutem sobre o letramento e a leitura literária como ferramentas indispensáveis para a formação integral dos sujeitos, considerando os diversos contextos que os sujeitos podem vivenciar por meio da experiência literária. Como instrumento de geração de dados, aplicamos um questionário com 20 estudantes do 1° período do Curso de Pedagogia UFPE-CAA e utilizamos a análise de conteúdo para examinar os resultados obtidos. Os dados evidenciaram algumas experiências de leitura literária dos estudantes e as aprendizagens obtidas a partir de obras escolhidas por cada um. Também evidenciaram quais os incentivos que os estudantes tiveram para iniciar o contato com a literatura e em quais épocas esses incentivos foram mais marcantes. Os resultados deste trabalho mostram de acordo com os participantes da pesquisa que as obras literárias, bem como as experiências de letramento literário, contribuem para uma visão mais ampla de mundo, tornando os estudantes mais críticos e reflexivos.pt_BR
dc.format.extent21p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectFormação integralpt_BR
dc.titleLetramento literário: contribuições para a formação integral de estudantes leitores do curso de Pedagogia do CAA/UFPEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9327623523716639pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2626338170888514pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Rauany Suziany da Silva Lima.pdf649,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons