Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47936

Comparte esta pagina

Título : Estudo de micro e nanobacias hidrográficas para subsidiar a implantação do conceito base zero em áreas rurais do semiárido nordestino.
Autor : PURIFICAÇÃO, Nathalia Rose Silva da
SILVA, Renata Miranda da
Palabras clave : Engenharia Cartográfica; Delimitação; Bacias hidrográficas; Conceito base zero; PE3D
Fecha de publicación : 21-dic-2017
Citación : PURIFICAÇÃO, Nathalia Rose Silva da; SILVA, Renata Miranda da. Estudo de micro e nanobacias hidrográficas para subsidiar a implantação do conceito base zero em áreas rurais do semiárido nordestino. 2017. 73 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.
Resumen : A caracterização física da bacia hidrográfica e do sistema de drenagem constitui umas das etapas iniciais na maioria das análises hidrológicas, além de definir uma unidade territorial que é cada vez mais importante na gestão dos Recursos Hídricos. O presente trabalho tem como objetivo principal realizar um estudo direcionado à utilização de métodos para obtenção de micro e nanobacias hidrográficas extraídos de Modelos Digitais do Terreno (MDT) e Modelos Digitais de Superfície (MDS) em diferentes Sistemas de Informações Geográfica (SIG) utilizando técnicas de Geoprocessamento, de modo a constatar a influência de resoluções espaciais distintas através das ferramentas disponíveis nos softwares para executar análises hidrológicas, eliminar erros provenientes da delimitação manual das bacias e gerar produtos com grande nível de detalhamento. A pesquisa foi aplicada em uma área de estudo que corresponde à confluência dos municípios de Arcoverde, Sertânia e Buíque, mais especificamente nos territórios de ação da Fundação Terra, visando implantar o Conceito Base Zero para sanar a falta do abastecimento de água e promover o uso sustentável do solo e de outros recursos na região. Com a divulgação do Programa Pernambuco Tridimensional pelo Governo do Estado, uma nova fonte de dados tornou-se disponível, sendo esta de resolução espacial superior às informações já disponibilizadas na Web. Tendo em vista que muitos trabalhos acadêmicos envolvendo processos automáticos e semiautomáticos de delimitação de bacias e microbacias hidrográficas têm sido realizados com o uso de dados da missão SRTM - Shuttle Radar Topography Mission, foi decidido produzir um estudo comparativo para estabelecer uma conexão entre os avanços geotecnológicos e o uso da informação geoespacial em um projeto que requer planejamento e gestão dos recursos hídricos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47936
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Cartográfica e Agrimensura



Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons